A DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR E A FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA
Résumé
A expansão da educação superior está relacionada diretamente ao aumento do número de docentes no nível superior, ficando evidente a necessidade de uma formação didático-pedagógica que contribua de forma crítica e reflexiva na condução do conhecimento e na atuação profissional. Todavia, nem todos os docentes universitários têm essa formação, limitando-se a práticas tradicionais de ensino. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: como se dá a relação entre a prática pedagógica e a formação dos docentes no curso de licenciatura? Partindo dessa concepção, o objetivo dessa pesquisa é compreender os limites e as possibilidades da formação didático-pedagógica de professores dos cursos de licenciatura. A pesquisa revelou que é preciso uma reflexão aprofundada acerca da formação docente no que se refere à relação teoria e prática, o que reflete diretamente da condução das disciplinas pedagógicas. Ficou evidente a importância da didática no exercício de uma prática transformadora.
Références
CAVALCANTE. Maria Marina Dias. Pedagogia Universitária: Um Campo de Conhecimento em Construção. Ed. EDUECE. Fortaleza, 2014.
CRISTINA D'ÁVILA. A didática nas Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica: impasses, desafios e resistências. Dossiê: Pedagogia, didática e formação docente: velhos e novos pontos críticos-políticos. Edição Especial N.8. Jan./Abr./ 2020 p. 86-101 ISSN: 2237-0315.
CUNHA, Maria Isabel. Verbete pedagogia universitária. In: MOROSINI, Maria Costa. et al. Enciclopédia de pedagogia universitária. Enciclopédia de pedagogia universitária Porto Alegre: RIES/ INEP, 2004.
FRANCO, Maria Amélia Santoro, GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo, SP: Cortez, 2008.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: Formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2010.
LUCARELLI, Elisa. Um desafio institucional: inovação e formação pedagógica do docente universitário. In: Castanho, Sérgio., Castanho. Maria Eugênia L. O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas: Papirus, 2000.
MARTINS, Lígia Márcia. As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. GT: Filosofia da Educação, Paraíba, p. 1-17, UFPB, 2013.
PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? Editora: Cortez, 2018.
VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. 2ª ed. Rio e Janeiro, Paz e Terra, 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).