A DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR E A FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA

Resumen

A expansão da educação superior está relacionada diretamente ao aumento do número de docentes no nível superior, ficando evidente a necessidade de uma formação didático-pedagógica que contribua de forma crítica e reflexiva na condução do conhecimento e na atuação profissional. Todavia, nem todos os docentes universitários têm essa formação, limitando-se a práticas tradicionais de ensino. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: como se dá a relação entre a prática pedagógica e a formação dos docentes no curso de licenciatura? Partindo dessa concepção, o objetivo dessa pesquisa é compreender os limites e as possibilidades da formação didático-pedagógica de professores dos cursos de licenciatura. A pesquisa revelou que é preciso uma reflexão aprofundada acerca da formação docente no que se refere à relação teoria e prática, o que reflete diretamente da condução das disciplinas pedagógicas. Ficou evidente a importância da didática no exercício de uma prática transformadora.

Biografía del autor/a

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professora da rede municipal de Fortaleza. 

Jivago Oliveira da Fonseca, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Licenciado em Letras/Português pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professor do curso de Pedagogia do Centro Universitário ATENEU e professor da rede estadual do Ceará.

Citas

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Publicado
2024-12-09