EDITORIAL
Resumo
O dossiê apresentado à Revista Humanidades & Inovação, intitulado “Educação, direitos fundamentais e políticas voltadas à atenção integral de crianças e jovens” teve como objetivo central organizar uma discussão entre autores, no âmbito nacional e internacional, no sentido de analisar como as políticas públicas têm interagido com as demandas da população infanto-juvenil. O foco principal dos artigos que compõem o dossiê refere-se às questões que envolvem a criança e o adolescente da sociedade brasileira, na sua diversidade (Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul), e da sociedade de alguns países (Índia, Portugal e Bósnia) que apresentam as mesmas preocupações em relação às garantias de políticas públicas para as crianças e jovens. Entre as experiências exitosas, questionamentos e diferentes realidades, o dossiê pretendeu revelar as conjunturas legais e efetivas sobre os problemas mais emergentes, relacionados a garantias dos direitos fundamentais das crianças e jovens e algumas proposições que anunciam os caminhos que têm sido adotados em defesa (ou não) dos direitos das crianças e adolescentes. Na discussão proposta pelos autores, são abordados elementos dos direitos fundamentais e políticas voltadas à atenção e ao bem-estar integral das crianças e jovens, centrando-se numa análise crítica sobre a educação, saúde, proteção e os aparelhos públicos, em diferentes culturas.
Referências
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).