EDITORIAL
Abstract
O dossiê apresentado à Revista Humanidades & Inovação, intitulado “Educação, direitos fundamentais e políticas voltadas à atenção integral de crianças e jovens” teve como objetivo central organizar uma discussão entre autores, no âmbito nacional e internacional, no sentido de analisar como as políticas públicas têm interagido com as demandas da população infanto-juvenil. O foco principal dos artigos que compõem o dossiê refere-se às questões que envolvem a criança e o adolescente da sociedade brasileira, na sua diversidade (Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul), e da sociedade de alguns países (Índia, Portugal e Bósnia) que apresentam as mesmas preocupações em relação às garantias de políticas públicas para as crianças e jovens. Entre as experiências exitosas, questionamentos e diferentes realidades, o dossiê pretendeu revelar as conjunturas legais e efetivas sobre os problemas mais emergentes, relacionados a garantias dos direitos fundamentais das crianças e jovens e algumas proposições que anunciam os caminhos que têm sido adotados em defesa (ou não) dos direitos das crianças e adolescentes. Na discussão proposta pelos autores, são abordados elementos dos direitos fundamentais e políticas voltadas à atenção e ao bem-estar integral das crianças e jovens, centrando-se numa análise crítica sobre a educação, saúde, proteção e os aparelhos públicos, em diferentes culturas.
References
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).