EDITORIAL

Palavras-chave: .

Resumo

O dossiê apresentado à Revista Humanidades & Inovação, intitulado “Educação, direitos fundamentais e políticas voltadas à atenção integral de crianças e jovens” teve como objetivo central organizar uma discussão entre autores, no âmbito nacional e internacional, no sentido de analisar como as políticas públicas têm interagido com as demandas da população infanto-juvenil. O foco principal dos artigos que compõem o dossiê refere-se às questões que envolvem a criança e o adolescente da sociedade brasileira, na sua diversidade (Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul), e da sociedade de alguns países (Índia, Portugal e Bósnia) que apresentam as mesmas preocupações em relação às garantias de políticas públicas para as crianças e jovens. Entre as experiências exitosas, questionamentos e diferentes realidades, o dossiê pretendeu revelar as conjunturas legais e efetivas sobre os problemas mais emergentes, relacionados a garantias dos direitos fundamentais das crianças e jovens e algumas proposições que anunciam os caminhos que têm sido adotados em defesa (ou não) dos direitos das crianças e adolescentes. Na discussão proposta pelos autores, são abordados elementos dos direitos fundamentais e políticas voltadas à atenção e ao bem-estar integral das crianças e jovens, centrando-se numa análise crítica sobre a educação, saúde, proteção e os aparelhos públicos, em diferentes culturas.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Jamil Cury , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da UFMG da qual é professor emérito. Foi Pró-reitor adjunto de pesquisa desta universidade. É professor Honoris Causa da Universidade Federal do Paraná. É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), atuando na Graduação e Pós-Graduação (mestrado e doutorado). Foi membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais. Entre 1996 e 2004 foi membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) na Câmara de Educação Básica (CEB) da qual foi seu presidente por duas vezes. Foi Presidente da CAPES em 2003 e membro do CTC da Educação Básica (2009-2011) da CAPES.

Lenise Maria Ribeiro Ortega , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/ Minas)

Doutora em Educação (PUCMinas). Licenciada em Pedagogia. Professora do Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/ Minas).

Rogério Rodrigues , Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Pós-doutor em Filosofia da Educação (USP), doutor e mestre em Educação (Unicamp). Fez sua graduação em Educação Física (Unesp). Professor Titular da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Atualmente, encontra-se vinculado como docente nos cursos de licenciatura e como pesquisador efetivo do Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, em que atua com o tema de pesquisa relacionado com a formação do sujeito nas interfaces com a cultura. Autor de artigos e ensaios relacionados ao campo educacional.

Referências

.
Publicado
2023-03-15