DIA E NOITE: DISCUSSÃO INTERCULTURAL NA OBRA INFANTOJUVENIL "SULWE" DE LUPITA NYONG'O

Palavras-chave: Interculturalidade Crítica. Identidade. Sulwe.

Resumo

Este trabalho surge da necessidade de discutir a relevância da interculturalidade crítica na intervenção contra discursos de intolerância que corroem o tecido social. Salientamos o papel do autoconhecimento e reconhecimento identitário para enxergar a beleza da própria cultura e da cultura do outro. Nossa proposta é apresentar uma possível análise da obra “Sulwe”, de Lupita Nyong’o (2019), com foco nas perspectivas interculturais das analogias entre dia e noite e no reconhecimento identitário da personagem central. Trata-se de pesquisa bibliográfica de cunho analítico-literário cujas bases teóricas se ancoram em autores/as como Cintra (2021), Gomes (2002, 2003, 2005), Oliveira e Candau (2010), Candau (2020), Rodrigues e Silvestre (2020) e Walsh (2009). Propomo-nos discutir a imprescindibilidade da interculturalidade crítica nos processos educativos, compreendendo que uma interação equitativa entre culturas pode fomentar trocas e que o diálogo pautado na criticidade possibilita uma conscientização e o consequente crescimento pessoal e coletivo.

Biografia do Autor

Kellita do Carmo de Araujo, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG). Graduada em Letras-Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). 

Eliane Costa da Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduada em Pedagogia (PUC-GO). Especialista em Educação, Linguagens e Humanidades (IFB – Campus Riacho Fundo). Mestranda no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG),  Linha de pesquisa: Formação inicial de professores. 

Ariovaldo Lopes Pereira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Linguística Aplicada (Universidade de Brasília (UnB). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Goiás (UEG). 

Referências

BENTO, Maria Aparecida Silva. A identidade racial em crianças pequenas. In: BENTO, Maria Aparecida Silva. Educação Infantil, Igualdade Racial e Diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: MEC; CEERT; UFSCAR, 2012.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças, educação intercultural e decolonialidade:temas insurgentes. Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. Especial, p. 678–686, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54949. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54949. Acesso em: 14 set. 2021.

DUNCK-CINTRA, Ema Marcia. Educação intercultural e currículo:no projeto político-pedagógico, o reencontro com a ancestralidade, a identidade e o “ser indígena”.In: COSTA, Rodriana Dias Coelho Costa; SANTOS, Edinei Carvalho dos; SILVA, Kleber Aparecida da. (org.). Educação intercultural, letramentos de resistência e formação docente. Campinas: Editora da Abralin, 2021. p. 80-99.

FRANCO, Nanci Helena Rebouças; FERREIRA, Ilidio da Silva Ferreira. Pesquisar e educar para as relações étnico-raciais na educação infantil: uma luta contra o ruído do silêncio. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 19, n. 36, p. 252-271, dez. 2017.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei federal n° 10.639/03. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: Ministério da Educação, SECAD, 2005. p. 39-62.

GOMES, Nilma Lino. Educação e Identidade Negra. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 9, p. 38-47, 2002 Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/17912/14702. Acesso em: 12 jan. 2022.

GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 167-182, jan./jun. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/sGzxY8WTnyQQQbwjG5nSQpK/abstract/?lang=pt. Acesso: 12 jan. 2022.

MONTE MÓR, Walkyria. Língua e diversidade cultural nas Américas multiculturais. Interfaces Brasil/Canadá, v.1, n. 2, 2002.

NYONG'O. Lupita. Sulwe. Tradução de Vashti Harrison. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco Pequenos Leitores, 2019. Disponível em: https://paulistinha.unifesp.br/images/2021/sessao_simultanea_leitura/Sulwe_-_Lupita_Nyongo.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, v. 26, n.01, p. 15-40, abr. 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0102-469820100001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 jan. 2022.

REZENDE, Tânia Ferreira; RODRIGUES-TAPUIA, Eunice da Rocha Moraes. Perspectiva intercultural em práticas de formação de docentes indígenas. Revista Linguagem e Ensino, v. 23, n. 4, out-dez (2020). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/index. Acesso em: 4 jan. 2022.

RODRIGUES, Michael Douglas. SILVESTRE, Viviane Pires Viana. Interculturalidade crítica e educação linguística: problematizando (des)invenções. Cadernos de Gênero e Diversidade, v. 6, n. 3, p. 407-429, 2020. DOI: 10.9771/cgd.v6i3.38340. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/38340. Acesso em: 12 dez. 2022.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
Publicado
2022-09-13