DIA E NOITE: DISCUSSÃO INTERCULTURAL NA OBRA INFANTOJUVENIL "SULWE" DE LUPITA NYONG'O
Abstract
Este trabalho surge da necessidade de discutir a relevância da interculturalidade crítica na intervenção contra discursos de intolerância que corroem o tecido social. Salientamos o papel do autoconhecimento e reconhecimento identitário para enxergar a beleza da própria cultura e da cultura do outro. Nossa proposta é apresentar uma possível análise da obra “Sulwe”, de Lupita Nyong’o (2019), com foco nas perspectivas interculturais das analogias entre dia e noite e no reconhecimento identitário da personagem central. Trata-se de pesquisa bibliográfica de cunho analítico-literário cujas bases teóricas se ancoram em autores/as como Cintra (2021), Gomes (2002, 2003, 2005), Oliveira e Candau (2010), Candau (2020), Rodrigues e Silvestre (2020) e Walsh (2009). Propomo-nos discutir a imprescindibilidade da interculturalidade crítica nos processos educativos, compreendendo que uma interação equitativa entre culturas pode fomentar trocas e que o diálogo pautado na criticidade possibilita uma conscientização e o consequente crescimento pessoal e coletivo.
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