DIA E NOITE: DISCUSSÃO INTERCULTURAL NA OBRA INFANTOJUVENIL "SULWE" DE LUPITA NYONG'O

Résumé

Este trabalho surge da necessidade de discutir a relevância da interculturalidade crítica na intervenção contra discursos de intolerância que corroem o tecido social. Salientamos o papel do autoconhecimento e reconhecimento identitário para enxergar a beleza da própria cultura e da cultura do outro. Nossa proposta é apresentar uma possível análise da obra “Sulwe”, de Lupita Nyong’o (2019), com foco nas perspectivas interculturais das analogias entre dia e noite e no reconhecimento identitário da personagem central. Trata-se de pesquisa bibliográfica de cunho analítico-literário cujas bases teóricas se ancoram em autores/as como Cintra (2021), Gomes (2002, 2003, 2005), Oliveira e Candau (2010), Candau (2020), Rodrigues e Silvestre (2020) e Walsh (2009). Propomo-nos discutir a imprescindibilidade da interculturalidade crítica nos processos educativos, compreendendo que uma interação equitativa entre culturas pode fomentar trocas e que o diálogo pautado na criticidade possibilita uma conscientização e o consequente crescimento pessoal e coletivo.

Bibliographies de l'auteur

Kellita do Carmo de Araujo, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG). Graduada em Letras-Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). 

Eliane Costa da Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduada em Pedagogia (PUC-GO). Especialista em Educação, Linguagens e Humanidades (IFB – Campus Riacho Fundo). Mestranda no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG),  Linha de pesquisa: Formação inicial de professores. 

Ariovaldo Lopes Pereira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Linguística Aplicada (Universidade de Brasília (UnB). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Goiás (UEG). 

Références

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Publiée
2022-09-13