CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) PARA TRILHAR O CAMINHO DO MESTRADO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavras-chave: Formação Docente. PARFOR. Mestrado Profissional.

Resumo

Este relato de experiência aborda a história de vida de uma mestranda em Gestão de Ensino da Educação Básica de uma Universidade pública localizada em São Luís-MA. Teve como objetivo refletir sobre as contribuições do programa de formação de professores o PARFOR, para a trajetória de vida e de formação considerados significativos para a sua prática pedagógica na Educação Básica, uma vez que instiga e aprimora o olhar de uma professora que antes por estar envolvida em um contexto tradicional e limitador de reflexões   não tinha a possibilidade de enxergar as mazelas educacionais que aconteciam diante de seus olhos, evidencia ainda os sentidos e as contribuições da formação inicial e continuada o que lhe conduziu  na  trilha do mestrado profissional. Através da narrativa escrita, verificou-se que as experiências ao longo da escolarização e saberes adquiridos no magistério só puderam ser aprimoradas com a oportunidade de ingressar numa Universidade através do PARFOR o que influenciou e trouxe mudanças em seu fazer docente. Experiências enquanto acadêmica lhe colocou em contato com autores da área educacional, com a pesquisa e a produção de conhecimento de forma mais dinâmica que lhe propiciou a compreensão da práxis, foi demonstrada que esses saberes e conhecimentos adquiridos na vivência acadêmica foram determinantes na sua constituição profissional, valorizando as trocas, interações e o apoio dos pares. Conclui-se que, o programa de formação de professores o Parfor possibilitou novas conquistas e que deve continuar a oferecer oportunidades para impactar a vida de outros professores que almejam por uma formação acadêmica que lhe permita ampliar os seus horizontes.

Biografia do Autor

Cristiane Silva Gonçalves, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestranda do Programa de Pós graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

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Publicado
2022-08-29