CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) PARA TRILHAR O CAMINHO DO MESTRADO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Résumé
Este relato de experiência aborda a história de vida de uma mestranda em Gestão de Ensino da Educação Básica de uma Universidade pública localizada em São Luís-MA. Teve como objetivo refletir sobre as contribuições do programa de formação de professores o PARFOR, para a trajetória de vida e de formação considerados significativos para a sua prática pedagógica na Educação Básica, uma vez que instiga e aprimora o olhar de uma professora que antes por estar envolvida em um contexto tradicional e limitador de reflexões não tinha a possibilidade de enxergar as mazelas educacionais que aconteciam diante de seus olhos, evidencia ainda os sentidos e as contribuições da formação inicial e continuada o que lhe conduziu na trilha do mestrado profissional. Através da narrativa escrita, verificou-se que as experiências ao longo da escolarização e saberes adquiridos no magistério só puderam ser aprimoradas com a oportunidade de ingressar numa Universidade através do PARFOR o que influenciou e trouxe mudanças em seu fazer docente. Experiências enquanto acadêmica lhe colocou em contato com autores da área educacional, com a pesquisa e a produção de conhecimento de forma mais dinâmica que lhe propiciou a compreensão da práxis, foi demonstrada que esses saberes e conhecimentos adquiridos na vivência acadêmica foram determinantes na sua constituição profissional, valorizando as trocas, interações e o apoio dos pares. Conclui-se que, o programa de formação de professores o Parfor possibilitou novas conquistas e que deve continuar a oferecer oportunidades para impactar a vida de outros professores que almejam por uma formação acadêmica que lhe permita ampliar os seus horizontes.
Références
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