CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) PARA TRILHAR O CAMINHO DO MESTRADO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
Este relato de experiência aborda a história de vida de uma mestranda em Gestão de Ensino da Educação Básica de uma Universidade pública localizada em São Luís-MA. Teve como objetivo refletir sobre as contribuições do programa de formação de professores o PARFOR, para a trajetória de vida e de formação considerados significativos para a sua prática pedagógica na Educação Básica, uma vez que instiga e aprimora o olhar de uma professora que antes por estar envolvida em um contexto tradicional e limitador de reflexões não tinha a possibilidade de enxergar as mazelas educacionais que aconteciam diante de seus olhos, evidencia ainda os sentidos e as contribuições da formação inicial e continuada o que lhe conduziu na trilha do mestrado profissional. Através da narrativa escrita, verificou-se que as experiências ao longo da escolarização e saberes adquiridos no magistério só puderam ser aprimoradas com a oportunidade de ingressar numa Universidade através do PARFOR o que influenciou e trouxe mudanças em seu fazer docente. Experiências enquanto acadêmica lhe colocou em contato com autores da área educacional, com a pesquisa e a produção de conhecimento de forma mais dinâmica que lhe propiciou a compreensão da práxis, foi demonstrada que esses saberes e conhecimentos adquiridos na vivência acadêmica foram determinantes na sua constituição profissional, valorizando as trocas, interações e o apoio dos pares. Conclui-se que, o programa de formação de professores o Parfor possibilitou novas conquistas e que deve continuar a oferecer oportunidades para impactar a vida de outros professores que almejam por uma formação acadêmica que lhe permita ampliar os seus horizontes.
References
BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 30 jan. 2009.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm Acesso em:15 jun.2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 10 maio 2022.
CRUZ, S.P.S. et al. As pesquisas sobre ciclos de vida profissional docente: revisão da literatura.Revista Formação em Movimento, v. 2, n. 4, p. 439-458, 2020.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/GB5XHxPcm79MNV5vvLqcwfm/?format=pdf&lang=pt Acesso em:25 maio 2022.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 53 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FREITAS, M R. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 1-18, 2021.Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8089493 Acesso em:28 maio 2022.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da Pedagogia. Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí-RS: Editora INIJUI, 2013.
https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/50 Acesso em:29 maio 2022.
NASCIMENTO, I. V.; MORAES, L. C.S.; MELO, M. A. PARFOR: formação de professores-cursistas no Estado do Maranhão: o Curso de Pedagogia/PARFOR: Teacher training in the state of Maranhão: A Course in Education. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 22, n. 2, p. 239-254, 2017.Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3661 Acesso em:10 de maio 2022.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. 1992.Disponivel em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/4758 Acesso em:23 maio 2022.
NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, v. 44, 2019.Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623684910 . Acesso em: 28 Maio 2022
NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, v. 44, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623684910 . Acessado em:28 Maio 2022
PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996.Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579 Acesso em:20 jun. 2022.
PIMENTA, S. G. Formação de professores-saberes da docência e identidade do professor. Nuances: estudos sobre Educação, v. 3, n. 3, 1997.Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/50 Acesso em:18 jun.2022.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).