ENSINO NÃO-PRESENCIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PARFOR NO AMAZONAS: UMA EXPERIÊNCIA EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19
Resumo
A pandemia do Covid-19 levou os gestores educacionais a buscarem alternativas de ensino para a continuidade dos cursos de formação, incluindo os do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). A Universidade do Estado do Amazonas adotou em 39 turmas o formato de ensino não presencial, visando dar continuidade aos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras e Pedagogia. O processo avaliativo ocorreu em todos os módulos, no entanto, os resultados apresentados aqui são do módulo 2021/1. Os dados revelaram pontos positivos e negativos vivenciados por coordenadores, professores formadores e professores cursistas. Dentre os principais desafios estão a falta de acesso à internet de qualidade, a distância dos formadores e a sobreposição das atividades de estudo x trabalho. Por este motivo, o ensino não presencial contribuiu com a continuidade do processo de formação dos professores do programa, mesmo diante dos grandes desafios inerentes da região.
Referências
COIMBRA ARAUJO C. et al (2017). Ações de divulgação e popularização das Ciências Exatas vis ambientes virtuais e espaços não formais de educação. Disponível em: file:///c:/Users/SFS/Downloads/47993-174083-1-PB.pdf. Acesso em: 12. Abr.2020.
CORREA, R.N.G; RODRIGUES, D.S. A contradição indivíduo, generacidade e educação em tempos de pandemia: um debate sobre a (IM) possibilidade do ensino remoto na realidade de pescadores artesanais da Amazônia paraense. Revista Humanidades e Inovação, v.8, n.63, p. 38-54, 2021.
FERREIRA A.M.; BRZEZINSKI, I. Parfor e formação de professores para educação básica: obstáculos e potencialidades. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 26, p. 1-18. 2020.
FREIESLEBEN, M.; COLOMBO, I. M. Alfabetização Científica e sua Efetivação na Modalidade EAD. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 17, n. 1, 2018.
MORAN, J. M. Aperfeiçoando os modelos de EAD existentes na formação de professores. Educação, v. 32, n. 3, 10 set. 2009.
PAIVA, Vera Menezes de O. Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas. Educação em Revista, v. 26, p. 353-370, 2010.
SOUZA, L.L.; SILVA, A.S.M.; PAIVA, N.S. Parfor UEA: avanços, desafios e perspectivas. In: Parfor UEA: 10 anos formando professores no Estado do Amazonas. Coleção Parfor 10 anos, v. I. Editora CRV: Curitiba, p. 23-43, 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).