ENSINO NÃO-PRESENCIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PARFOR NO AMAZONAS: UMA EXPERIÊNCIA EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19
Abstract
A pandemia do Covid-19 levou os gestores educacionais a buscarem alternativas de ensino para a continuidade dos cursos de formação, incluindo os do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). A Universidade do Estado do Amazonas adotou em 39 turmas o formato de ensino não presencial, visando dar continuidade aos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras e Pedagogia. O processo avaliativo ocorreu em todos os módulos, no entanto, os resultados apresentados aqui são do módulo 2021/1. Os dados revelaram pontos positivos e negativos vivenciados por coordenadores, professores formadores e professores cursistas. Dentre os principais desafios estão a falta de acesso à internet de qualidade, a distância dos formadores e a sobreposição das atividades de estudo x trabalho. Por este motivo, o ensino não presencial contribuiu com a continuidade do processo de formação dos professores do programa, mesmo diante dos grandes desafios inerentes da região.
References
COIMBRA ARAUJO C. et al (2017). Ações de divulgação e popularização das Ciências Exatas vis ambientes virtuais e espaços não formais de educação. Disponível em: file:///c:/Users/SFS/Downloads/47993-174083-1-PB.pdf. Acesso em: 12. Abr.2020.
CORREA, R.N.G; RODRIGUES, D.S. A contradição indivíduo, generacidade e educação em tempos de pandemia: um debate sobre a (IM) possibilidade do ensino remoto na realidade de pescadores artesanais da Amazônia paraense. Revista Humanidades e Inovação, v.8, n.63, p. 38-54, 2021.
FERREIRA A.M.; BRZEZINSKI, I. Parfor e formação de professores para educação básica: obstáculos e potencialidades. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 26, p. 1-18. 2020.
FREIESLEBEN, M.; COLOMBO, I. M. Alfabetização Científica e sua Efetivação na Modalidade EAD. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 17, n. 1, 2018.
MORAN, J. M. Aperfeiçoando os modelos de EAD existentes na formação de professores. Educação, v. 32, n. 3, 10 set. 2009.
PAIVA, Vera Menezes de O. Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas. Educação em Revista, v. 26, p. 353-370, 2010.
SOUZA, L.L.; SILVA, A.S.M.; PAIVA, N.S. Parfor UEA: avanços, desafios e perspectivas. In: Parfor UEA: 10 anos formando professores no Estado do Amazonas. Coleção Parfor 10 anos, v. I. Editora CRV: Curitiba, p. 23-43, 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).