ENSINO NÃO-PRESENCIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PARFOR NO AMAZONAS: UMA EXPERIÊNCIA EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19

Resumen

A pandemia do Covid-19 levou os gestores educacionais a buscarem alternativas de ensino para a continuidade dos cursos de formação, incluindo os do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). A Universidade do Estado do Amazonas adotou em 39 turmas o formato de ensino não presencial, visando dar continuidade aos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras e Pedagogia. O processo avaliativo ocorreu em todos os módulos, no entanto, os resultados apresentados aqui são do módulo 2021/1. Os dados revelaram pontos positivos e negativos vivenciados por coordenadores, professores formadores e professores cursistas. Dentre os principais desafios estão a falta de acesso à internet de qualidade, a distância dos formadores e a sobreposição das atividades de estudo x trabalho. Por este motivo, o ensino não presencial contribuiu com a continuidade do processo de formação dos professores do programa, mesmo diante dos grandes desafios inerentes da região.

Biografía del autor/a

Luciane Lopes de Souza, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutora em Zoologia pelo Museu Paraense Emílio Goeldi e Universidade Federal do Pará (MPEG/UFPA). Coordenadora Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade do Estado do Amazonas (PARFOR/UEA). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC).  

Whasgthon de Almeida Aguiar, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutor em Educação e Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), credenciado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/UEA) e ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UEA). 

Silvia Regina Sampaio Freitas, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutora em Genética pelo Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). Coordenadora Adjunta do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade do Estado do Amazonas (PARFOR/UEA). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC). 

Citas

ARAUJO, C. C. et al. Ações de divulgação e popularização das Ciências Exatas via ambientes virtuais e espaços não formais de educação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 649-668, 2017.

COIMBRA ARAUJO C. et al (2017). Ações de divulgação e popularização das Ciências Exatas vis ambientes virtuais e espaços não formais de educação. Disponível em: file:///c:/Users/SFS/Downloads/47993-174083-1-PB.pdf. Acesso em: 12. Abr.2020.

CORREA, R.N.G; RODRIGUES, D.S. A contradição indivíduo, generacidade e educação em tempos de pandemia: um debate sobre a (IM) possibilidade do ensino remoto na realidade de pescadores artesanais da Amazônia paraense. Revista Humanidades e Inovação, v.8, n.63, p. 38-54, 2021.

FERREIRA A.M.; BRZEZINSKI, I. Parfor e formação de professores para educação básica: obstáculos e potencialidades. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 26, p. 1-18. 2020.

FREIESLEBEN, M.; COLOMBO, I. M. Alfabetização Científica e sua Efetivação na Modalidade EAD. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 17, n. 1, 2018.

MORAN, J. M. Aperfeiçoando os modelos de EAD existentes na formação de professores. Educação, v. 32, n. 3, 10 set. 2009.

PAIVA, Vera Menezes de O. Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas. Educação em Revista, v. 26, p. 353-370, 2010.

SOUZA, L.L.; SILVA, A.S.M.; PAIVA, N.S. Parfor UEA: avanços, desafios e perspectivas. In: Parfor UEA: 10 anos formando professores no Estado do Amazonas. Coleção Parfor 10 anos, v. I. Editora CRV: Curitiba, p. 23-43, 2020.
Publicado
2022-08-29