A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MARANHÃO E A CONTRIBUIÇÃO DO PARFOR
Resumo
O presente artigo apresenta aspectos sobre as condições da formação dos professores de Matemática que atuam na Educação Básica nas redes municipais do estado do Maranhão, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Embora haja diversas investigações sobre a formação de professores no Brasil, no Maranhão a temática é pouco explorada, e em se tratando, especificamente, do segmento dos professores de Matemática, as respostas não são facilmente obtidas. Realizarmos um levantamento no acervo do PARFOR, a partir dos trabalhos de conclusão de curso e da Proposta Pedagógica do Curso de Matemática. Para subsidiar esta pesquisa, utilizamos os estudos de Brzezinski (2007), Fernandes (2012) Pimenta (1997) e outros que nos auxiliaram a compreender a formação ofertada pelo PARFOR. Os resultados obtidos, indicam a importância do Programas na formação dos professores de Matemática no Maranhão.
Referências
BRASIL. Decreto nº 6.775, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília, DF: Presidência da República [2009]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm. Acesso em: 30 jun. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, 20 de dezembro de 2019.Brasília, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rep002-19/file. Acesso em 22 de junho de 2022.
BRZEZINSKI, I. LDB Interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
FERNANDES, D. N. Sessão 6: Uma das faces da trajetória da formação de professores de matemática no Estado do Maranhão. Apresentação. Anais... ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15040. Acesso em: 28, jun. 2022.
FERNANDES, D. N.; GARNICA, A. Formar professores de Matemática no Estado do Maranhão, Brasil: aspectos historiográficos. Resgate. Campinas, v. 20, n. 23, jan./ jun. 2012, p. 42-47.
GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: Unesco, 2019. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-ontent/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf. Acesso em: 23. 06.2022.
MEIRELES, M. M. Dez estudos históricos. São Luís: Alumar, 1994.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: ______. Os professores e a sua formação. Dom Quixote: Lisboa, 1992. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/4758. Acesso em: 23.06. 2022.
PIMENTA, S. G. Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor. Nuances: Estudos sobre Educação. Presidente Prudente, v. 3, n. 3, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v3i3.50. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/50. Acesso em: 30 jun. 2022
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Proposta curricular dos cursos do PROEB. São Luís, 2004.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Proposta curricular dos cursos do PROEB. São Luís, 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).