A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MARANHÃO E A CONTRIBUIÇÃO DO PARFOR
Abstract
O presente artigo apresenta aspectos sobre as condições da formação dos professores de Matemática que atuam na Educação Básica nas redes municipais do estado do Maranhão, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Embora haja diversas investigações sobre a formação de professores no Brasil, no Maranhão a temática é pouco explorada, e em se tratando, especificamente, do segmento dos professores de Matemática, as respostas não são facilmente obtidas. Realizarmos um levantamento no acervo do PARFOR, a partir dos trabalhos de conclusão de curso e da Proposta Pedagógica do Curso de Matemática. Para subsidiar esta pesquisa, utilizamos os estudos de Brzezinski (2007), Fernandes (2012) Pimenta (1997) e outros que nos auxiliaram a compreender a formação ofertada pelo PARFOR. Os resultados obtidos, indicam a importância do Programas na formação dos professores de Matemática no Maranhão.
References
BRASIL. Decreto nº 6.775, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília, DF: Presidência da República [2009]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm. Acesso em: 30 jun. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, 20 de dezembro de 2019.Brasília, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rep002-19/file. Acesso em 22 de junho de 2022.
BRZEZINSKI, I. LDB Interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
FERNANDES, D. N. Sessão 6: Uma das faces da trajetória da formação de professores de matemática no Estado do Maranhão. Apresentação. Anais... ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15040. Acesso em: 28, jun. 2022.
FERNANDES, D. N.; GARNICA, A. Formar professores de Matemática no Estado do Maranhão, Brasil: aspectos historiográficos. Resgate. Campinas, v. 20, n. 23, jan./ jun. 2012, p. 42-47.
GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: Unesco, 2019. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-ontent/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf. Acesso em: 23. 06.2022.
MEIRELES, M. M. Dez estudos históricos. São Luís: Alumar, 1994.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: ______. Os professores e a sua formação. Dom Quixote: Lisboa, 1992. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/4758. Acesso em: 23.06. 2022.
PIMENTA, S. G. Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor. Nuances: Estudos sobre Educação. Presidente Prudente, v. 3, n. 3, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v3i3.50. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/50. Acesso em: 30 jun. 2022
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Proposta curricular dos cursos do PROEB. São Luís, 2004.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Proposta curricular dos cursos do PROEB. São Luís, 2021.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).