A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MARANHÃO E A CONTRIBUIÇÃO DO PARFOR

Resumen

O presente artigo apresenta aspectos sobre as condições da formação dos professores de Matemática que atuam na Educação Básica nas redes municipais do estado do Maranhão, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Embora haja diversas investigações sobre a formação de professores no Brasil, no Maranhão a temática é pouco explorada, e em se tratando, especificamente, do segmento dos professores de Matemática, as respostas não são facilmente obtidas. Realizarmos um levantamento no acervo do PARFOR, a partir dos trabalhos de conclusão de curso e da Proposta Pedagógica do Curso de Matemática. Para subsidiar esta pesquisa, utilizamos os estudos de Brzezinski (2007), Fernandes (2012) Pimenta (1997) e outros que nos auxiliaram a compreender a formação ofertada pelo PARFOR. Os resultados obtidos, indicam a importância do Programas na formação dos professores de Matemática no Maranhão. 

Biografía del autor/a

Alda Margarete Silva Farias Santiago, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia -Departamento de Educação II/UFMA. 

Maria do Carmo Alves da Cruz, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática- Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática ( REAMEC). Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Departamento de Educação I/UFMA.  

Suzana Andreia Santos Coutinho, Rede Municipal de Ensino de São Luís/MA

Mestra em Educação- Universidade Federal do Maranhão/UFMA. Professora do Ensino Fundamental -Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino de São Luís/MA. 

Citas

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Publicado
2022-08-29