USO DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

REFLEXOS DA CONTEMPORANEIDADE

  • Arlane Silva Carvalho Chaves Universidade Federal do Tocantins
  • Garithuzy Macedo Oliveira Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Layane Mota de Souza de Jesus Universidade Federal do Tocantins
  • Jose Lauro Martins Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Valdirene Cássia da Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

O uso TIC’S vem sendo forte aliado no processo educação e saúde, pois auxiliam na redução dos índices de erros clínicos, melhoram o suporte dos cuidados em saúde, aumentam a eficiência no tratamento, além de melhorar a qualidade de vida do paciente. Objetivou-se conhecer o uso dos aplicativos para educação em saúde por meio de dispositivos móveis, a partir de publicações na literatura nacional e internacional. A revisão de literatura foi realizada a partir de artigos encontrados nas bases de dados Scielo, Pubmed, BDENF e Google acadêmico, usando os termos e associações: "dispositivos móveis”, “aplicativos para educação em saúde” e “aprendizagem móvel”. Os dispositivos se tornaram aliados para a educação em saúde, pois potencializam e agilizam a comunicação entre profissionais e usuários dos serviços de saúde, encurtando distâncias e levando informações mais seguras, favorecendo significativamente a qualidade do autocuidado, empoderamento e acompanhamento mais seguro dos processos de saúde-doença.

Biografia do Autor

Garithuzy Macedo Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestranda em Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Tocanti ns, UFT, Brasil. Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS. Especialização em Especialização em Gestão em Saúde. Especialização em Especialização em Gestão de Serviços de Saúde.

Jose Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduado em Filosofi a pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Ciência da Educação - Universidad Autónoma de Asunción (2005) e doutorado em Ciência da Educação pela Universidade do Minho (2014) e revalidado pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins no curso de jornalismo. Coordenador do programa de Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde da Universidade Federal do Tocantins.

Valdirene Cássia da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Comunicação, Estratégias e linguagens. Atualmente é professora titular da Universidade Luterana de Palmas - Ceulp/Ulbra. Professora convidada no programa de Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde da Universidade Federal do Tocantins.

Publicado
2018-09-03
Seção
Artigos