LITERATURA INDÍGENA EM PERSPECTIVA: RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA LINGUÍSTICA E ENSINO DE LITERATURA
RELATIONS BETWEEN LINGUISTIC POLICY AND LITERATURE EDUCATION
Resumo
Esse relato de caso é uma descrição de uma pesquisa qualitativa inscrita no eixo da pesquisa-participante, que tem como objetivo promover a compreensão de novas concepções sobre a língua e a cultura indígena como uma forma de dar visibilidade as escrituras e temáticas indígenas dentro das escolas e em ambientes não-indígenas. Para atingir esse objetivo, foi utilizado o momento de leitura na biblioteca como um momento de reflexão linguística e cultural a partir de obras literárias que abordam e centralizam a temática indígena em sua produção. Por meio de indagações e do estudo de curtas narrativas infantis indígenas, os estudantes puderam contatar outras noções e outras perspectivas sobre a formação cultural e linguística do país. Apoiado na discussão das políticas linguísticas e do ensino de literatura, o estudo alia os dois campos teóricos a fim de potencializar os efeitos dessa ação, evidenciando a idéia de intervenção linguística por meio do ensino de literatura.
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