LITERATURA INDÍGENA EM PERSPECTIVA: RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA LINGUÍSTICA E ENSINO DE LITERATURA

RELATIONS BETWEEN LINGUISTIC POLICY AND LITERATURE EDUCATION

  • Douglas Rosa da Silva UFRGS
  • Thayane Cazallas do Nascimento IFRS

Résumé

Esse relato de caso é uma descrição de uma pesquisa qualitativa inscrita no eixo da pesquisa-participante, que tem como objetivo promover a compreensão de novas concepções sobre a língua e a cultura indígena como uma forma de dar visibilidade as escrituras e temáticas indígenas dentro das escolas e em ambientes não-indígenas. Para atingir esse objetivo, foi utilizado o momento de leitura na biblioteca como um momento de reflexão linguística e cultural a partir de obras literárias que abordam e centralizam a temática indígena em sua produção. Por meio de indagações e do estudo de curtas narrativas infantis indígenas, os estudantes puderam contatar outras noções e outras perspectivas sobre a formação cultural e linguística do país. Apoiado na discussão das políticas linguísticas e do ensino de literatura, o estudo alia os dois campos teóricos a fim de potencializar os efeitos dessa ação, evidenciando a idéia de intervenção linguística por meio do ensino de literatura.

Biographie de l'auteur

Thayane Cazallas do Nascimento, IFRS

Doutora na área da Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS), CAPES 7. Sou mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS), formada nesta mesma instituição em 2013, com Licenciatura em Ciências Sociais (UNISINOS-RS). Em 2008 obtenho o Bacharelado em Ciências Sociais na mesma instituição que em 2007 realizo a Graduação em Gestão Pública pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI-SC), obtendo o Mérito Acadêmico pelo trabalho realizado. Ao longo da trajetória trabalhei com as temáticas na área de formação em Ciências Sociais : Mídia Independente, Tecnologia, Gênero. Atualmente, Professora do IFRS - Campus Restinga/Porto Alegre. Pesquisadora atuante nas seguintes áreas: Tecnologias, Teorias feministas, Educação popular, Educação e Trabalho. Integrante do Núcleo de Pesquisas em Gênero pelas Faculdades EST.

Publiée
2018-07-19
Rubrique
Relatos de Experiência