LITERATURA INDÍGENA EM PERSPECTIVA: RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA LINGUÍSTICA E ENSINO DE LITERATURA

RELATIONS BETWEEN LINGUISTIC POLICY AND LITERATURE EDUCATION

  • Douglas Rosa da Silva UFRGS
  • Thayane Cazallas do Nascimento IFRS

Resumen

Esse relato de caso é uma descrição de uma pesquisa qualitativa inscrita no eixo da pesquisa-participante, que tem como objetivo promover a compreensão de novas concepções sobre a língua e a cultura indígena como uma forma de dar visibilidade as escrituras e temáticas indígenas dentro das escolas e em ambientes não-indígenas. Para atingir esse objetivo, foi utilizado o momento de leitura na biblioteca como um momento de reflexão linguística e cultural a partir de obras literárias que abordam e centralizam a temática indígena em sua produção. Por meio de indagações e do estudo de curtas narrativas infantis indígenas, os estudantes puderam contatar outras noções e outras perspectivas sobre a formação cultural e linguística do país. Apoiado na discussão das políticas linguísticas e do ensino de literatura, o estudo alia os dois campos teóricos a fim de potencializar os efeitos dessa ação, evidenciando a idéia de intervenção linguística por meio do ensino de literatura.

Biografía del autor/a

Thayane Cazallas do Nascimento, IFRS

Doutora na área da Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS), CAPES 7. Sou mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS), formada nesta mesma instituição em 2013, com Licenciatura em Ciências Sociais (UNISINOS-RS). Em 2008 obtenho o Bacharelado em Ciências Sociais na mesma instituição que em 2007 realizo a Graduação em Gestão Pública pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI-SC), obtendo o Mérito Acadêmico pelo trabalho realizado. Ao longo da trajetória trabalhei com as temáticas na área de formação em Ciências Sociais : Mídia Independente, Tecnologia, Gênero. Atualmente, Professora do IFRS - Campus Restinga/Porto Alegre. Pesquisadora atuante nas seguintes áreas: Tecnologias, Teorias feministas, Educação popular, Educação e Trabalho. Integrante do Núcleo de Pesquisas em Gênero pelas Faculdades EST.

Publicado
2018-07-19
Sección
Relatos de Experiência