INTERDISCIPLINARIDADE E LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL: ENFOQUE METODOLÓGICO

Palavras-chave: Texto Literário. Leitura. Interpretação. Produção de Texto.

Resumo

Este artigo é um recorte de pesquisa concluída de dissertação de Mestrado (Profletras) que buscava investigar como o texto literário mediado por um viés interdisciplinar poderia contribuir na formação de leitores com perspectivas ao letramento literário numa turma com defasagem de leitura e escrita. O objetivo deste trabalho se concentra em apresentar metodologias capazes de despertar o interesse para a leitura literária no Ensino Fundamental II. Neste recorte se dá ênfase ao percurso metodológico da pesquisa, com vistas a alcançar o letramento literário mediante estratégias capazes de aumentar as potencialidades leitoras. Para tanto, buscou-se sustentação nos pressupostos de leitura de Cosson, (2014) e na interdisciplinaridade, Japiassú (2006), dentre outros teóricos. Os resultados de pesquisa revelaram que a leitura literária já traz em seu contexto todas as ciências, assim o enfoque interdisciplinar contribui para o desenvolvimento da curiosidade e do interesse que favorecem melhoras significativas na leitura e aprendizagem.

Biografia do Autor

Rosiene Pereira da Costa Barros, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrado Profissional em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Normal Superior e Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Tocantins (Unitins). Atualmente cursa doutorado em Letras na Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora Associado e Bolsista Produtividade do CNPq. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP /MEC.

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Publicado
2022-03-11