INTERDISCIPLINARIDADE E LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL: ENFOQUE METODOLÓGICO
Abstract
Este artigo é um recorte de pesquisa concluída de dissertação de Mestrado (Profletras) que buscava investigar como o texto literário mediado por um viés interdisciplinar poderia contribuir na formação de leitores com perspectivas ao letramento literário numa turma com defasagem de leitura e escrita. O objetivo deste trabalho se concentra em apresentar metodologias capazes de despertar o interesse para a leitura literária no Ensino Fundamental II. Neste recorte se dá ênfase ao percurso metodológico da pesquisa, com vistas a alcançar o letramento literário mediante estratégias capazes de aumentar as potencialidades leitoras. Para tanto, buscou-se sustentação nos pressupostos de leitura de Cosson, (2014) e na interdisciplinaridade, Japiassú (2006), dentre outros teóricos. Os resultados de pesquisa revelaram que a leitura literária já traz em seu contexto todas as ciências, assim o enfoque interdisciplinar contribui para o desenvolvimento da curiosidade e do interesse que favorecem melhoras significativas na leitura e aprendizagem.
References
BETTELHEIM, B. Psicanálise dos contos de fadas. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
BORTONI-Ricardo, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
CANDIDO, Antonio. O direito a literatura; O esquema de machado de Assis. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. Ed., 4ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da. Esperança Um reencontro com a. Pedagogia do oprimido. 4ª edição. São Paulo: Paz e. Terra, 1997.
JAPIASSU, Hilton. O sonho transdisciplinar: e as razões da filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias de sua vida. In: Vida de professores. Porto, Porto Editora, 1992.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo / Tzvetan Todorov; tradução Caio Meira. – Rio de Janeiro: DIFEL,2009.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).