INTERDISCIPLINARIDADE E LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL: ENFOQUE METODOLÓGICO
Résumé
Este artigo é um recorte de pesquisa concluída de dissertação de Mestrado (Profletras) que buscava investigar como o texto literário mediado por um viés interdisciplinar poderia contribuir na formação de leitores com perspectivas ao letramento literário numa turma com defasagem de leitura e escrita. O objetivo deste trabalho se concentra em apresentar metodologias capazes de despertar o interesse para a leitura literária no Ensino Fundamental II. Neste recorte se dá ênfase ao percurso metodológico da pesquisa, com vistas a alcançar o letramento literário mediante estratégias capazes de aumentar as potencialidades leitoras. Para tanto, buscou-se sustentação nos pressupostos de leitura de Cosson, (2014) e na interdisciplinaridade, Japiassú (2006), dentre outros teóricos. Os resultados de pesquisa revelaram que a leitura literária já traz em seu contexto todas as ciências, assim o enfoque interdisciplinar contribui para o desenvolvimento da curiosidade e do interesse que favorecem melhoras significativas na leitura e aprendizagem.
Références
BETTELHEIM, B. Psicanálise dos contos de fadas. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
BORTONI-Ricardo, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
CANDIDO, Antonio. O direito a literatura; O esquema de machado de Assis. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. Ed., 4ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da. Esperança Um reencontro com a. Pedagogia do oprimido. 4ª edição. São Paulo: Paz e. Terra, 1997.
JAPIASSU, Hilton. O sonho transdisciplinar: e as razões da filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias de sua vida. In: Vida de professores. Porto, Porto Editora, 1992.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo / Tzvetan Todorov; tradução Caio Meira. – Rio de Janeiro: DIFEL,2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).