INTERFACES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO TOCANTINS

Palavras-chave: Currículo Integrado. Justiça Curricular. Educação Especial. Ensino Médio Integrado. Trabalho.

Resumo

A narrativa de que pessoas com deficiência têm “baixa qualificação profissional” é utilizada por muitas empresas para não cumprir a “Lei de Cotas”. Esta questão problemática direcionou nossa pesquisa acerca dos currículos, do currículo integrado, das interfaces curriculares, da “justiça curricular”, e de um “currículo da/na diferença”, no contexto do ensino médio integrado à educação profissional, no estado do Tocantins. Este trabalho resultou de um estudo de abordagem qualitativa, com análise documental, que teve por objetivo discutir as interfaces curriculares da educação especial e o ensino médio integrado à educação profissional, no contexto da inclusão e do direito à formação para o trabalho, de pessoas com deficiência, presente na política educacional brasileira a partir dos anos de 1990. É um estudo vinculado ao projeto de pesquisa “Currículos diversos (in)disciplinados e suas intersecções: diversidade, diferença, gênero e a cultura digital” e ao Grupo de Pesquisa Gepce/Minorias.

Biografia do Autor

Marcos Irondes Coelho, Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc/TO)

Doutorando em Educação na Amazônia pela UFPA/UFT - Rede EDUCANORTE. Mestrado em Educação pela UFT (2018). Graduação em Pedagogia pela UNITINS (2001). Especialização em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino de Linguagens pela Sociedade de Educação Continuada (2006) e Especialização em Educação Profissional Integrada com a Educação Básica na Modalidade EJA pelo IFTO (2009). Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Pesquisador da Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES). Sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Vice-líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Políticas Curriculares e Educativas (GEPCE/UFT/CNPq). É Professor da Educação Básica da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins. Avaliador "ad hoc" das revistas Teias/UERJ, Espaço do Currículo/UFPB, Revista Brasileira de Educação do Campo/UFT e EdUFT.

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Publicado
2022-03-11