INTERFACES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO TOCANTINS
Abstract
References
ARAÚJO, Eliane Aparecida Campanha; ESCOBAL, Giovana; GOYOS, Celso. Programa de suporte comunitário: alternativa para o trabalho do adulto deficiente mental. In: Revista Brasileira de Educação Especial, v.12, n.2. Marília: mai. ago. 2006, p. 221-240.
BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC, 2008a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf> Acesso em 5 jan. 2020
BRASIL. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Brasília: 2008b. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm> Acesso em 5 jan. 2020.
BRASIL. Programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: formação inicial e continuada: ensino fundamental. Brasília: MEC, 2007.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: PR, 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br> Acesso em: 17 mai. 2020.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações Curriculares. Brasília: MEC, SEF, 1998. <http://portal.mec.gov.br> Acesso em 5 jan. 2020.
BRASIL. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf> Acesso em 5 jan. 2021.
BRASIL. Lei n. 8.859, de 23 de março de 1994. Brasília: 1994. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8859.htm> Acesso em 5 jan. 2019
CARVALHO, Rosita Edler. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. Porto Alegre: Mediação, 2008.
COELHO, Marcos Irondes. Currículo da/na diferença: indagações sobre práticas preconceituosas na escola. Humanidades & inovação, v. 7, p. 547-557, 2020. Disponível em: < https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4480> Acesso em 5 jan. 2021.
FRANK, André Gunder; FUENTES, Marta. Dez teses acerca dos movimentos sociais. In: Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 17. São Paulo: CEDEC/Marco Zero, jun. 1989, p. 19-48. Disponível em: Acesso em: 7 jun. 2021.
FONSECA, K. A. Análise de adequações curriculares no ensino fundamental: subsídios para programas de pesquisa colaborativa na formação de professores. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.
GOMES, Nilma Lino. Educação e diversidade cultural: refletindo sobre as diferentes presenças na escola, p. 1-5, 1999. Disponível em <http://www.mulheresnegras.org> Acesso em: 10 jun. 2019.
HIPOLITO, Maiza Claudia Vilela. Inclusão de pessoas com deficiência em empresas do setor industrial. Tese (Doutorado em Educação Física) Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2020. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/349301/1/Hipolito_MaizaVilela_D.pdf> Acesso em 15 mar. 2021
LANNA JÚNIOR, Mário Cléber Martins (Comp.). História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. Brasília: PR/SDH, 2010. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br> Acesso em: 2 jul. 2020.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LOPES, Maura Corcini; RECH, Tatiana Luiza. Inclusão, biopolítica e educação. In: Educação, v. 36, n. 2. Porto Alegre: PUCRS, mai. a ago. 2013, p. 210-219. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br> Acesso em: 10 jun. 2020.
MAJÓN, D. G; GIL, J. R.; GARRIDO, A. A. Adaptaciones Curriculares. Málaga: Ediciones Aljibe, 1997.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Uma escola de todos, para todos e com todos: o mote da inclusão. In: STOBÄUS, Claus Dietar; MOSQUERA, Juan José Mouriño (Orgs.). Educação especial: em direção à escola inclusiva. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 27-40.
MESQUITA, Amélia Maria Araújo. Currículo e educação inclusiva: as políticas curriculares nacionais. In: Revista Espaço do Currículo, v.3, n.1. João Pessoa: UFPB, mar a set de 2010. p.305-315. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/issue/view/785> Acesso em: 15 fev. 2020.
MOURA, Sebastião Rodrigues. GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Constituição do conhecimento científico e currículo prescrito: saberes integrados para a formação de jovens e adultos no contexto amazônico. In: Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.7.7, p. 232-241, 2020. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2612> Acesso em: 6 jan. 2021.
RIBEIRO, M. A.; CARNEIRO, R. A inclusão indesejada: as empresas brasileiras face à lei de cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Organizações & Sociedade, v. 16, n. 50, 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/osoc/v16n50/08.pdf> Acesso em 28 out. 2020.
ROCHA, Damião. Justiça curricular em tempos supremacista, moralista conservador. In: Rafael Ferreira de Souza Honorato & Edilene da Silva Santos. (Org.). Políticas curriculares (inter)nacionais e seus (trans)bordamentos. 1ed. Rio de Janeiro: Ayvu, p. 175-185, 2021.
ROCHA, Damião (org.). Do currículo moribundo ao currículo heterotópico: pesquisas sobre (des)educação contemporânea. Rio de Janeiro, RJ: Gramma, 2018.
SILVA, Adriano Larentes da. Ensino de História no currículo integrado: desafios do tempo presente. In: Revista História Hoje, v. 5, nº 10, p. 26-45, 2016. Disponível em: <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/302/200> Acesso em: 6 jan. 2021.
UNESCO. Declaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais, 1994. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001393/139394por.pdf> Acesso em: 18 jan. 2020.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem Jomtien, 1990. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf> Acesso em: 18 jan. 2020.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 2º ed. São Paulo: Expressão popular, 2011.
VIÉGAS, Conceição de Maria Corrêa. Educação profissional: indicações para a ação: a interface educação profissional/educação especial. Brasília: MEC/SEESP, 2003a.
VIÉGAS, Conceição de Maria Corrêa. Os desafios da educação profissional da pessoa com deficiência mental. In: Linhas Criticas, v. 9, n. 16. Brasília: UnB/FE, 2003b, p. 63-72. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/issue/view/711/showToc> Acesso em 22 jan. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).