EDITORIAL

Resumo

Este dossiê abarca o universo infantil e suas relações com as diferentes expressões artísticas (música, teatro, dança, artes visuais, cinema e literatura), bem como, com lugares de memória dos patrimônios educativos (museus, bibliotecas, grupos escolares, centros de memórias institucionais, acervos pessoais e diferentes memoriais físicos e virtuais).

Conceitualmente na perspectiva de patrimônio implicam-se, entre outras demandas, a conservação e a guarda da cultura material e imaterial de significativa relevância social e identitária. Assim, os demais bens patrimoniais de uma comunidade ou sociedade, sobrevêm àqueles que trazem consigo marcas que são dispositivos de memória infantil e sobre a infância, da cultura artística e, sobretudo, da educação, os denominados patrimônios educativos.

O dossiê em tela, apresenta um total de três volumes, que abordam neles uma coletânea que se entrelaça com a finalidade de apresentar e contribuir com a discussão das temáticas, trazendo contribuições inéditas e valiosas para os respectivos campos do conhecimento.

A composição do volume III, contém um total de vinte e nove artigos, e uma entrevista com uma professora da Infância Dona Elmira Inocência de Melo – aposentada da SEDUC-MT.

Esperamos contribuir para o enriquecimento das discussões teóricas e práticas em relação as temáticas aqui proporcionadas.

Desejamos uma excelente Leitura.

Biografia do Autor

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí – UFPI onde atua no Curso de Licenciatura em Música e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenador do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus.

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão

Pós-doutor em Educação. Docente do Departamento de Educação II e Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica do (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infância e Docência-GEPEID. 

Pablo Álvarez Domínguez, Universidad de Sevilla

Profesor de Historia de la Educación. Secretario de la Sociedad Española para el Estudio del Patrimonio Histórico Educativo (SEPHE). Secretario del Museo Pedagógico de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Sevilla, Departamento de Teoría e Historia de la Educación y Pedagogía Social.

 

Referências

.
Publicado
2021-05-03