EDITORIAL
Resumen
Este dossiê abarca o universo infantil e suas relações com as diferentes expressões artísticas (música, teatro, dança, artes visuais, cinema e literatura), bem como, com lugares de memória dos patrimônios educativos (museus, bibliotecas, grupos escolares, centros de memórias institucionais, acervos pessoais e diferentes memoriais físicos e virtuais).
Conceitualmente na perspectiva de patrimônio implicam-se, entre outras demandas, a conservação e a guarda da cultura material e imaterial de significativa relevância social e identitária. Assim, os demais bens patrimoniais de uma comunidade ou sociedade, sobrevêm àqueles que trazem consigo marcas que são dispositivos de memória infantil e sobre a infância, da cultura artística e, sobretudo, da educação, os denominados patrimônios educativos.
O dossiê em tela, apresenta um total de três volumes, que abordam neles uma coletânea que se entrelaça com a finalidade de apresentar e contribuir com a discussão das temáticas, trazendo contribuições inéditas e valiosas para os respectivos campos do conhecimento.
A composição do volume III, contém um total de vinte e nove artigos, e uma entrevista com uma professora da Infância Dona Elmira Inocência de Melo – aposentada da SEDUC-MT.
Esperamos contribuir para o enriquecimento das discussões teóricas e práticas em relação as temáticas aqui proporcionadas.
Desejamos uma excelente Leitura.
Citas
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).