EDITORIAL
Abstract
Este dossiê abarca o universo infantil e suas relações com as diferentes expressões artísticas (música, teatro, dança, artes visuais, cinema e literatura), bem como, com lugares de memória dos patrimônios educativos (museus, bibliotecas, grupos escolares, centros de memórias institucionais, acervos pessoais e diferentes memoriais físicos e virtuais).
Conceitualmente na perspectiva de patrimônio implicam-se, entre outras demandas, a conservação e a guarda da cultura material e imaterial de significativa relevância social e identitária. Assim, os demais bens patrimoniais de uma comunidade ou sociedade, sobrevêm àqueles que trazem consigo marcas que são dispositivos de memória infantil e sobre a infância, da cultura artística e, sobretudo, da educação, os denominados patrimônios educativos.
O dossiê em tela, apresenta um total de três volumes, que abordam neles uma coletânea que se entrelaça com a finalidade de apresentar e contribuir com a discussão das temáticas, trazendo contribuições inéditas e valiosas para os respectivos campos do conhecimento.
A composição do volume III, contém um total de vinte e nove artigos, e uma entrevista com uma professora da Infância Dona Elmira Inocência de Melo – aposentada da SEDUC-MT.
Esperamos contribuir para o enriquecimento das discussões teóricas e práticas em relação as temáticas aqui proporcionadas.
Desejamos uma excelente Leitura.
References
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).