ARTE NA ESCOLA: AMPLIANDO CONHECIMENTOS E CONCEPÇÕES SOBRE/EM/PARA A DANÇA
Resumo
O artigo relata uma intervenção poética em dança realizada entre os meses de setembro e novembro de 2019, em uma escola pública Estadual do Rio Grande do Sul, no município de Montenegro. O objetivo da experiência foi ampliar o conhecimento e as concepções em dança apresentados pelos/pelas estudantes. A turma que fez parte da experiência tinha entre 14 e 16 anos e estava no 9º ano do Ensino Fundamental. Os encontros mostraram que a dança na escola pode proporcionar uma aprendizagem em/com/na Dança e nos convida a pensar em diferentes modos de fazer Educação, considerando o corpo como um local de produção de conhecimento e pensamento. Ao ampliar as concepções de Dança também se ampliou as concepções de Educação. Indicamos a necessidade de ter uma carga horária maior para o componente curricular Arte na Educação Básica, visando contemplar o tempo necessário para a realização de práticas e reflexões em educação estética.
Referências
BAITELLO JUNIOR, Norval. O pensamento sentado: Sobre glúteos, cadeiras e imagens. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2012.
BOURCIER, P. A história da dança no Ocidente. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, 1996.
BRASIL. Lei n. 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, referente ao ensino da arte, Brasília, 2016a.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016b.
FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em Artes Cênicas. 2ª. São Paulo: Annablume, 2006.
LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008
MARQUES, Isabel A. De tripé em tripé: o caleidoscópio do ensino da dança. In: BARBOSA, Ana Mae; DA CUNHA, Fernanda Pereira. A abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais. Cortez Editora, 2010.
MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. Cortez Editora, 2012.
MARQUES, Isabel; BRAZIL, Fábio. Arte em Questões, São Paulo: Digitexto, 2012.
MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klauss Vianna. 3.ed. São Paulo: Summus, 2016.
RICOEUR, Paul. Paul Ricoeur: o único e o singular. São Paulo: Editora UNIESP; Belém, PA: Editora da Universidade Estadual do Pará, 2002.
SIQUEIRA, Denise Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas – São Paulo: Autores Associados, 2006.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).