ARTE NA ESCOLA: AMPLIANDO CONHECIMENTOS E CONCEPÇÕES SOBRE/EM/PARA A DANÇA

Resumen

O artigo relata uma intervenção poética em dança realizada entre os meses de setembro e novembro de 2019, em uma escola pública Estadual do Rio Grande do Sul, no município de Montenegro. O objetivo da experiência foi ampliar o conhecimento e as concepções em dança apresentados pelos/pelas estudantes. A turma que fez parte da experiência tinha entre 14 e 16 anos e estava no 9º ano do Ensino Fundamental. Os encontros mostraram que a dança na escola pode proporcionar uma aprendizagem em/com/na Dança e nos convida a pensar em diferentes modos de fazer Educação, considerando o corpo como um local de produção de conhecimento e pensamento. Ao ampliar as concepções de Dança também se ampliou as concepções de Educação. Indicamos a necessidade de ter uma carga horária maior para o componente curricular Arte na Educação Básica, visando contemplar o tempo necessário para a realização de práticas e reflexões em educação estética.

Biografía del autor/a

Diego Ebling do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Educação (UNISC), Mestre e licenciado em Educação Física (ESEF-UFPel), especialista em Dança e Consciência Corporal (UGF) e em Artes Híbridas (UFTPR), professor efetivo na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Sílvia da Silva Lopes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação (UFRGS). Especialista em Fisiologia do Exercício (UVA). Graduada em Educação Física-Licenciatura (ESEF-IPA). Professora do curso de Graduação em Dança: Licenciatura e da Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Participa do Grupo de Pesquisa CORPOÉTICA - Poéticas do Corpo da UERGS/CNPQ.

Citas

BAITELLO JUNIOR, Norval. O pensamento sentado: Sobre glúteos, cadeiras e imagens. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2012.

BOURCIER, P. A história da dança no Ocidente. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, 1996.

BRASIL. Lei n. 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, referente ao ensino da arte, Brasília, 2016a.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016b.

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em Artes Cênicas. 2ª. São Paulo: Annablume, 2006.

LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008

MARQUES, Isabel A. De tripé em tripé: o caleidoscópio do ensino da dança. In: BARBOSA, Ana Mae; DA CUNHA, Fernanda Pereira. A abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais. Cortez Editora, 2010.

MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. Cortez Editora, 2012.

MARQUES, Isabel; BRAZIL, Fábio. Arte em Questões, São Paulo: Digitexto, 2012.

MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klauss Vianna. 3.ed. São Paulo: Summus, 2016.

RICOEUR, Paul. Paul Ricoeur: o único e o singular. São Paulo: Editora UNIESP; Belém, PA: Editora da Universidade Estadual do Pará, 2002.

SIQUEIRA, Denise Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas – São Paulo: Autores Associados, 2006.

Publicado
2021-04-29