ARTE NA ESCOLA: AMPLIANDO CONHECIMENTOS E CONCEPÇÕES SOBRE/EM/PARA A DANÇA
Abstract
O artigo relata uma intervenção poética em dança realizada entre os meses de setembro e novembro de 2019, em uma escola pública Estadual do Rio Grande do Sul, no município de Montenegro. O objetivo da experiência foi ampliar o conhecimento e as concepções em dança apresentados pelos/pelas estudantes. A turma que fez parte da experiência tinha entre 14 e 16 anos e estava no 9º ano do Ensino Fundamental. Os encontros mostraram que a dança na escola pode proporcionar uma aprendizagem em/com/na Dança e nos convida a pensar em diferentes modos de fazer Educação, considerando o corpo como um local de produção de conhecimento e pensamento. Ao ampliar as concepções de Dança também se ampliou as concepções de Educação. Indicamos a necessidade de ter uma carga horária maior para o componente curricular Arte na Educação Básica, visando contemplar o tempo necessário para a realização de práticas e reflexões em educação estética.
References
BAITELLO JUNIOR, Norval. O pensamento sentado: Sobre glúteos, cadeiras e imagens. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2012.
BOURCIER, P. A história da dança no Ocidente. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, 1996.
BRASIL. Lei n. 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, referente ao ensino da arte, Brasília, 2016a.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016b.
FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em Artes Cênicas. 2ª. São Paulo: Annablume, 2006.
LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008
MARQUES, Isabel A. De tripé em tripé: o caleidoscópio do ensino da dança. In: BARBOSA, Ana Mae; DA CUNHA, Fernanda Pereira. A abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais. Cortez Editora, 2010.
MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. Cortez Editora, 2012.
MARQUES, Isabel; BRAZIL, Fábio. Arte em Questões, São Paulo: Digitexto, 2012.
MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klauss Vianna. 3.ed. São Paulo: Summus, 2016.
RICOEUR, Paul. Paul Ricoeur: o único e o singular. São Paulo: Editora UNIESP; Belém, PA: Editora da Universidade Estadual do Pará, 2002.
SIQUEIRA, Denise Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas – São Paulo: Autores Associados, 2006.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).