QUANTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PESQUISAS RELACIONADAS AO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA POR PROFESSORES NO PROCESSO EDUCACIONAL

Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem. Atualização do Professor. Ferramentas Tecnológicas.

Resumo

O estudo aborda sobre uso do Software Geogebra por professores de Matemática no processo educativo, no qual se evidencia a quantificação e caracterização das pesquisas quanto as temáticas e métodos utilizados no processo de ensino-aprendizagem, realizadas no período de 12 anos (2008-2019). A metodologia adotada foi revisão bibliográfica de forma qualitativa dos trabalhos científicos publicados no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O objetivo é compreender que a utilização de Softwares como o Geogebra, quando usado por professores tem grande relevância à docência. Observou-se que do total de 11 trabalhos selecionados, 81,1% correspondem a pesquisas no ensino superior e utilizam o método de Pesquisa Participante. Apenas 18,8% dos trabalhos foram relacionados ao ensino fundamental. Nesse contexto, identificou-se que o Software Geogebra é uma ferramenta pouco explorada pelos professores de Matemática. Constatou-se que não há publicações sobre o tema na região norte do Brasil, sugerindo carência na formação de professores principalmente diante do atual cenário pandêmico em que se evidencia a evolução tecnológica no campo educacional.

Biografia do Autor

Marinildo Barreto de Leão, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando do curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

Elizabeth Pimentel, Universidade Federal do Amazonas

Docente do Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

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Publicado
2021-10-14