QUANTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PESQUISAS RELACIONADAS AO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA POR PROFESSORES NO PROCESSO EDUCACIONAL
Abstract
O estudo aborda sobre uso do Software Geogebra por professores de Matemática no processo educativo, no qual se evidencia a quantificação e caracterização das pesquisas quanto as temáticas e métodos utilizados no processo de ensino-aprendizagem, realizadas no período de 12 anos (2008-2019). A metodologia adotada foi revisão bibliográfica de forma qualitativa dos trabalhos científicos publicados no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O objetivo é compreender que a utilização de Softwares como o Geogebra, quando usado por professores tem grande relevância à docência. Observou-se que do total de 11 trabalhos selecionados, 81,1% correspondem a pesquisas no ensino superior e utilizam o método de Pesquisa Participante. Apenas 18,8% dos trabalhos foram relacionados ao ensino fundamental. Nesse contexto, identificou-se que o Software Geogebra é uma ferramenta pouco explorada pelos professores de Matemática. Constatou-se que não há publicações sobre o tema na região norte do Brasil, sugerindo carência na formação de professores principalmente diante do atual cenário pandêmico em que se evidencia a evolução tecnológica no campo educacional.
References
AZEVEDO, Herbert Wesley. Transformações Geométricas na formação inicial e continuada de professores de matemática: atividades investigativas envolvendo reflexões por retas e geogebra. 2016. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponibilidade em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-08072019-121736/publico/D1.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2020.
ASSAD, Alessandra. Usando o Geogebra para analisar os níveis do pensamento geométrico dos alunos do ensino médio na perspectiva de Van Hiele. 2017.159 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática, Setor de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017. Disponibilidade em: <http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2444>. Acesso em: 23 mai. 2020.
ALMEIDA, Janaína Xavier de. As concepções de professores ao ensinar quadriláteros nos anos iniciais do ensino fundamental e as possibilidades de contribuições das TIC. 2015.135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. Disponibilidade em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/6761/ALMEIDA%2c%20JANAINA%20XAVIER%20DE.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 09 mai. 2020.
BORGES, Maria Célia; AQUINO, Orlando Fernández; PUENTES, Roberto Valdéz. Formação de Professores no Brasil: História, Políticas e Perspectivas. Histedbr On-line, Campinas, n. 42, p.94-112, 2011. Disponibilidade em: <https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639868>. Acesso em: 08 mai. 2020.
CARNEIRO, Gabriele Silva. Atividades Investigativas com o Geogebra: Contribuições de Uma Proposta para o Ensino de Matemática. 2013.149 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, 2013. Disponibilidade em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/161645/GABRIELE.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 21 mai. 2020.
CAVALCANTI, Lialda Bezerra. Funcionamento e efetividade do laboratório virtual de ensino de matemática na formação inicial de professores de matemática na modalidade EAD. 2014.314 f. Tese (Doutorado em Ensino e Práticas Culturais) – Faculdade de educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponibilidade em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/253934/1/Cavalcanti_LialdaBezerra_D.pdf >. Acesso em: 18 mai. 2020.
FREITAS, Celina José. Saberes e fazeres na prática pedagógica dos professores de Matemática de Timor-leste no contexto das Tecnologias digitais. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, Universidade Estadual da Paraíba, Campinas Grande, 2015. Disponibilidade em: <http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2397>. Acesso em: 19 mai. 2020.
FERREIRA, Roberto Claudino. Ensinando Matemática com o Geogebra. Enciclopédia Biosfera, v.6, n.10, 2010. Disponibilidade em: <https://docplayer.com.br/3910127-Ensinando-matematica-com-o-geogebra.html>. Acesso em: 08 mai. 2020.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HERMENEGILDO, Kesia de Melo. Os saberes da formação inicial do professor para a integração da investigação em Matemática com recursos da geometria dinâmica. 2017. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. Disponibilidade em: <http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3199>. Acesso em: 23 mai. 2020.
IDEM, Rita de Cássia. Construcionismo, Conhecimentos Docentes e Geogebra: uma experiência envolvendo licenciados em Matemática e professores. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2017. Disponibilidade em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/152415/idem_rc_me_rcla.pdf?sequence=3&isAllowed=y>. Acesso em: 22 mai. 2020.
MUKHOPADHYAY Sanjay., et al. Leveraging technology for remote learning in the COVID-19 era and social detachment: tips and resources for pathology educators and interns. Archives of Pathology and Laboratory Medicine. 2020 May. DOI: 10.5858 / arpa.2020-0201-ed. Availability in: <https://www.archivesofpathology.org/doi/pdf/10.5858/arpa.2020-0201-ED>. Accessed on: 13 May. 2020.
NOGUEIRA, Cleia Alves. Ensino de Geometria: concepções de professores e potencialidades de ambientes informatizados. 2015.155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponibilidade em: <https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/18664/1/2015_CleiaAlvesNogueira.pdf>. Acesso em: 23 mai. 2020.
OLIVEIRA, Martha Aparecida de; DALMAS, José Carlos. Tecnologia, inovação e educação: uma análise reflexiva. Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, Umuarama, v. 10, n. 1, p.57-65, 2002. Disponibilidade em: <https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/1852/1616>. Acesso em: 08 mai. 2020.
OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa – Covid-19: doença causada pelo novo Coronavírus. Brasília (DF), 2020. Disponibilidade em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875>. Acesso em: 13 mai. 2020.
PERES, Evelize Martins Kruger. Apropriação de Tecnologias Digitais: um estudo de caso sobre formação continuada com professores de Matemática. 2015.153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponibilidade em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/118896/000969797.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 19 mai. 2020.
PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RICHIT, Andriceli. Formação de Professores de Matemática da Educação Superior e as Tecnologias Digitais: Aspectos do conhecimento revelados no contexto de uma comunidade de prática online. 2015. 286 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015. Disponibilidade em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/136660/000858312.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 15 mai. 2020.
RODRIGUES, Renata Udvary. Geometria e ensino hídrico ... você já ouviu falar? Uma formação continuada de professores do ensino fundamental I. 2019. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponibilidade em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22739>. Acesso em: 19 mai. 2020.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 14, n. 40, p.143-155, 2009. Disponibilidade em: <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf>. Acesso em: 08 mai. 2020.
SILVA, Marcelo Balduino. Secções Cônicas: atividades com Geometria Dinâmica com base no Currículo do Estado de São Paulo. 2011.155 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponibilidade em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10894>. Acesso em: 14 mai. 2020.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: Atual, 2005.
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 61-88, maio/ago. 2000. Disponibilidade em: <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a05>. Acesso em: 08 mai. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).