EDUCAÇÃO PERMANENTE E SERVIÇO SOCIAL: REVISÃO DE LITERATURA COM APOIO DO SOFTWARE WEBQDA

Palavras-chave: Revisão de Literatura. Software webQDA. Educação Permanente. Serviço Social.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura sobre o tema “Educação Permanente e Serviço Social” com apoio do software webQDA. A relevância do tema decorre da necessidade da institucionalização da Política de Educação Permanente, no âmbito do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Trata-se de um estudo bibliográfico, exploratório, descritivo e interpretativo com trajeto metodológico inspirado nas etapas da Revisão Integrativa da Literatura. O recurso de análise de dados adotado foi o software webQDA. A escassez de artigos científicos nacionais sobre Serviço Social e Educação Permanente evidencia a necessidade de ampliação da pesquisa sobre Educação Permanente neste campo. Se a educação permanente tem ocorrido sistematicamente na prática cotidiana dos serviços socioassistenciais, ela não tem sido suficientemente divulgada e difundida no ambiente científico. Sobre o uso do webQDA conclui-se que o software facilitou a organização, análise, interpretação e apresentação dos dados e resultados da revisão proposta.

Biografia do Autor

Marina Patrício de Arruda, Universidade de Aveiro

Licenciada em Ciências Sociais, mestre e doutora pela PUCRS (2003) em Serviço Social. Pesquisadora em Estágio Pós-Doutoral em Educação na Universidade de Aveiro-UA, Portugal (Pesquisa Pós-doutoral no Exterior). Professora e Pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação da Serra Gaúcha (GPFORMA SERRA- UCS) e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul-UCS. 

Fernanda Costa Nunes, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Mestre e Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Psicóloga da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, da Gerência de Saúde Mental, Coordenação de Enfrentamento ao Álcool e outras Drogas. Membro do RECUID - REFLETIR PARA CUIDAR: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção em Saúde Mental. Pesquisadora Assistente do Projeto de Pesquisa "Saúde Mental, Álcool e outras Drogas e o uso da Tecnologia Grupal".

Rui Marques Vieira, Universidade de Aveiro

Professor no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e Investigador no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) de Portugal. Desenvolve estudos de investigação na área da Formação de Professores, do Pensamento Crítico, da Didática das Ciências para o Ensino Básico e Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Mirian Meulli Demeneck Baggio , Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC

Mestranda em Ambiente e Saúde pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC. Assistente Social – Coordenadora de Projetos Sociais na Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação do município de Lages – SC. Pesquisadora nas áreas de Educação Permanente no Sistema Único de Assistência Social - SUAS; Bem estar, Sentido do trabalho e Cidadania Organizacional dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social - SUAS do Estado de Santa Catarina. 

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Publicado
2020-04-24