EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: A INICIATIVA EPDS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE E O OLHAR PARA AS DIFERENÇAS

  • Tatiane Castro dos Santos Universidade Federal do Acre
  • Alexandre Melo de Sousa Universidade Federal do Acre
  • Rosane Garcia Silva Universidade Federal do Acre https://orcid.org/0000-0001-5398-2034
Palavras-chave: Educação. Pobreza. Desigualdade social. Acre.

Resumo

Neste artigo analisamos a experiência da iniciativa EPDS (Educação, Pobreza e Desigualdade Social) na Universidade Federal do Acre e suas contribuições no meio educacional acreano. Partimos de um estudo quantitativo, uma vez que fazemos um levantamento das principais temáticas discutidas nos Trabalhos Finais desenvolvidos pelos cursistas para, em seguida, discutir, qualitativamente, o que essas temáticas representam no que se refere à indução a uma maior reflexão sobre a necessidade de lançarmos um olhar mais sensível às crianças e adolescentes em situação de pobreza em nossas escolas da Educação Básica. Como embasamento téorico-metodológico, temos os autores Arroyo (2010; 2018), Marques (2010), Gentili (2007), Silva (2019), entre outros. Foi possível observar que a temática mais discutida foi Infância, Educação e Pobreza, o que mostra que os cursistas se interessaram mais por refletirem sobre a infância pobre, pelas situações vivenciadas por crianças nos espaços em que esses profissionais atuam.

Biografia do Autor

Tatiane Castro dos Santos, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Acre, e é professora da mesma instituição, no Centro de Educação, Letras e Artes, concursada para a área de linguagem e Letramento. Atua principalmente na área de alfabetização e letramento, Currículo e Ensino da Língua Portuguesa e trabalha, na graduação, com as disciplinas Linguística Aplicada à Alfabetização, Alfabetização e letramento e Ensino da Língua Portuguesa. 

Alexandre Melo de Sousa, Universidade Federal do Acre

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará.  Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal do Acre. 

Rosane Garcia Silva, Universidade Federal do Acre

Professora adjunta na Universidade Federal do Acre, com Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Mestrado pela mesma Instituição de ensino, Graduação em Licenciatura Plena Letras Português pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atual Coordenadora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS-UFAC) e atual Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Acre. 

Referências

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Publicado
2019-12-20