EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: A INICIATIVA EPDS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE E O OLHAR PARA AS DIFERENÇAS
Resumen
Neste artigo analisamos a experiência da iniciativa EPDS (Educação, Pobreza e Desigualdade Social) na Universidade Federal do Acre e suas contribuições no meio educacional acreano. Partimos de um estudo quantitativo, uma vez que fazemos um levantamento das principais temáticas discutidas nos Trabalhos Finais desenvolvidos pelos cursistas para, em seguida, discutir, qualitativamente, o que essas temáticas representam no que se refere à indução a uma maior reflexão sobre a necessidade de lançarmos um olhar mais sensível às crianças e adolescentes em situação de pobreza em nossas escolas da Educação Básica. Como embasamento téorico-metodológico, temos os autores Arroyo (2010; 2018), Marques (2010), Gentili (2007), Silva (2019), entre outros. Foi possível observar que a temática mais discutida foi Infância, Educação e Pobreza, o que mostra que os cursistas se interessaram mais por refletirem sobre a infância pobre, pelas situações vivenciadas por crianças nos espaços em que esses profissionais atuam.
Citas
ARROYO, Miguel G. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. RevistaEducação e Sociedade. Campinas, v. 31, n. 113, p. 1381-1416, out.-dez. 2010.
ARROYO, Miguel G.Módulo Introdutório: Pobreza, desigualdades e Educação.MEC: Secadi, 2018. Disponível em: <http://catalogo.egpbf.mec.gov.br/modulos/pdf/intro.pdf>. Acesso em: 1 jun 2019.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2005.
MARQUES, Eduardo. Redes sociais, segregação e pobreza. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, Senado, 1988.
BRASIL. Presidência da República. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8. 069, de 13 de julho de 1990. Brasília, 1990.
BRASIL. Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96. Brasília, 1996.
BRITO, Maria Helena de Paula; ARRUDA, Neivaely Aparecida de Oliveira; CONTRERAS, Humberto Silvano Herrera. Escola, pobreza e aprendizagem: reflexões sobre educabilidade. EDUCERE. Anais. Paraná: PUCPR, 2015. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/21930_10055.pdf> Acesso em: 20 jun 2019.
CUNHA, Antônio Geraldo da.Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexion Editora Digital, 2007.
GENTILI, Pablo. Educar na esperança em tempos de desencanto. Petrópolis: Vozes, 2007.
LEAL, Maria Cristina. O estatuto da criança e do adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação como marcos inovadores de políticas sociais. In: SALES, Mione Apolinário; MATOS, Maurílio Castro; LEAL, Maria Cristina. Política social, família e juventude: uma questão de direitos. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, Bruno da Silva; ROCHA, Daiane dos Santos. Infâncias e Pobreza: os retratos do aqui e agora. Trabalho Final de Curso (Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) –Universidade Federal do Acre. Rio Branco, 10 p. 2018.
SCLIAR, Moacyr. Um país chamado infância. São Paulo: Ática, 1995.
SILVA, Lucilia Carvalho. Reflexões sobre a relação: educação e pobreza. Revista Educ. Vol. 03. Nº 1. São Paulo: UNIESP, 2016. Disponível em <http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170608151806.pdf> Acesso em: 20 jun 2019.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).