A CRÔNICA LITERÁRIA NA SALA DE AULA: ENTRE A LEITURA E A PRODUÇÃO
Resumo
Para que os alunos se tornem leitores proficientes, é necessário estimularmos ações que os motivem e que os levem a uma leitura reflexiva, assim como a uma interpretação crítica da realidade em que vivem e na qual atuam. Pensando nisso, planejamos uma intervenção para a qual traçamos metas e objetivos a serem alcançados. A nossa proposta interventiva teve por finalidade trabalhar a leitura literária em uma sala de aula do nono ano de uma escola pública municipal na cidade de Cabedelo-PB. O nosso trabalho se deu por meio de oficinas temáticas de leituras literárias para estimular nos alunos o gosto pela literatura e contribuir para torná-los leitores críticos e reflexivos. Com esse objetivo, utilizamos o gênero crônica, escolhido porque aborda temas atuais e que são parte do cotidiano dos alunos. Como embasamento teórico, valemo-nos dos estudos de Arriguci (1987); Candido (1995); Candido (2003, 2014); Kleiman (2016); Sá (2005); Soares (2006, 2011); Todorov (2009) e Zilberman (2009).
Referências
ARRIGUCCI, D. Fragmentos sobre a crônica. In: Enigma e comentário. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: Primeiro e Segundo Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa: 1ª a 4ª séries, Secretaria de Ensino Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1997.
CANDIDO, Antonio. A vida ao rés-do-chão In: CANDIDO, Antonio (org.). A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. São Paulo: Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa, 1992
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2014.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2017.
FILIPOUSKI, A. M. R; MARCHI, D. M. A formação do leitor jovem: temas e gêneros da literatura. Erechim, RS: Editora Edelbra, 2009.
KLEIMAN, A. B. Oficina de Leitura: teoria e prática. Campinas, São Paulo: Pontes, 2016.
REZENDE, N. L. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs). Leitura de Literatura na Escola. São Paulo: Parábola, 2013
SÁ, J. A crônica. São Paulo: Ática, 1987.
SIMON, L. C. Duas ou três páginas despretensiosas: a crônica Rubem Braga e outros cronistas. Londrina/ Pr, EDUEL, 2016. Disponível em: https://books.google.com.br/books. Acesso em 20 jan. 2018
SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2003.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
ZILBERMAN, R. A escola e a leitura da literatura. In: ZILBERMAN, Regina; RÔSING, Tânia M. K. (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).