A CRÔNICA LITERÁRIA NA SALA DE AULA: ENTRE A LEITURA E A PRODUÇÃO

  • Maria Iraneide dos Santos Martinho UFPB
  • Moama Lorena de Lacerda Marques UFPB
Palavras-chave: Leitura literária. Oficina temática. Crônica.

Resumo

Para que os alunos se tornem leitores proficientes, é necessário estimularmos ações que os motivem e que os levem a uma leitura reflexiva, assim como a uma interpretação crítica da realidade em que vivem e na qual atuam. Pensando nisso, planejamos uma intervenção para a qual traçamos metas e objetivos a serem alcançados. A nossa proposta interventiva teve por finalidade trabalhar a leitura literária em uma sala de aula do nono ano de uma escola pública municipal na cidade de Cabedelo-PB. O nosso trabalho se deu por meio de oficinas temáticas de leituras literárias para estimular nos alunos o gosto pela literatura e contribuir para torná-los leitores críticos e reflexivos. Com esse objetivo, utilizamos o gênero crônica, escolhido porque aborda temas atuais e que são parte do cotidiano dos alunos. Como embasamento teórico, valemo-nos dos estudos de Arriguci (1987); Candido (1995); Candido (2003, 2014); Kleiman (2016); Sá (2005); Soares (2006, 2011); Todorov (2009) e Zilberman (2009).

Biografia do Autor

Maria Iraneide dos Santos Martinho, UFPB

Mestre em Letras pela UFPB através do programa PROFLETRAS.

Moama Lorena de Lacerda Marques, UFPB

Doutora em Literatura e Cultura e professora de Literaturas de Língua Portuguesa da UFPB.

Referências

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Publicado
2020-02-04