A CRÔNICA LITERÁRIA NA SALA DE AULA: ENTRE A LEITURA E A PRODUÇÃO
Abstract
Para que os alunos se tornem leitores proficientes, é necessário estimularmos ações que os motivem e que os levem a uma leitura reflexiva, assim como a uma interpretação crítica da realidade em que vivem e na qual atuam. Pensando nisso, planejamos uma intervenção para a qual traçamos metas e objetivos a serem alcançados. A nossa proposta interventiva teve por finalidade trabalhar a leitura literária em uma sala de aula do nono ano de uma escola pública municipal na cidade de Cabedelo-PB. O nosso trabalho se deu por meio de oficinas temáticas de leituras literárias para estimular nos alunos o gosto pela literatura e contribuir para torná-los leitores críticos e reflexivos. Com esse objetivo, utilizamos o gênero crônica, escolhido porque aborda temas atuais e que são parte do cotidiano dos alunos. Como embasamento teórico, valemo-nos dos estudos de Arriguci (1987); Candido (1995); Candido (2003, 2014); Kleiman (2016); Sá (2005); Soares (2006, 2011); Todorov (2009) e Zilberman (2009).
References
ARRIGUCCI, D. Fragmentos sobre a crônica. In: Enigma e comentário. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: Primeiro e Segundo Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa: 1ª a 4ª séries, Secretaria de Ensino Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1997.
CANDIDO, Antonio. A vida ao rés-do-chão In: CANDIDO, Antonio (org.). A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. São Paulo: Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa, 1992
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2014.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2017.
FILIPOUSKI, A. M. R; MARCHI, D. M. A formação do leitor jovem: temas e gêneros da literatura. Erechim, RS: Editora Edelbra, 2009.
KLEIMAN, A. B. Oficina de Leitura: teoria e prática. Campinas, São Paulo: Pontes, 2016.
REZENDE, N. L. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs). Leitura de Literatura na Escola. São Paulo: Parábola, 2013
SÁ, J. A crônica. São Paulo: Ática, 1987.
SIMON, L. C. Duas ou três páginas despretensiosas: a crônica Rubem Braga e outros cronistas. Londrina/ Pr, EDUEL, 2016. Disponível em: https://books.google.com.br/books. Acesso em 20 jan. 2018
SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2003.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
ZILBERMAN, R. A escola e a leitura da literatura. In: ZILBERMAN, Regina; RÔSING, Tânia M. K. (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).