O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISITANDO E REFLETINDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE ALGUNS PENSADORES QUE NOS AJUDAM A OLHAR E COMPREENDER A CRIANÇA

  • Maria Odete Vieira Tenreiro Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Educação infantil. Trabalho docente. Formação de professores.

Resumo

Esse texto busca revisitar alguns pensadores que estão presentes em muitas discussões sobre o trabalho docente na Educação Infantil e continuam atuais até os dias de hoje, são eles: Comenio (1592-1670), Rousseau (1712-1778), Pestalozzi (1782-1852), Froebel (1782-1852), Decroly (1871-1932), Montessori (1870-1952), Freinet (1896-1966), Piaget (1896-1980), Vygotsky (1896-1934) e Malaguzzi (1920 -1994). O estudo revela a importância de os professores conhecerem as proposições dos referidos estudiosos para terem subsídios teóricos e práticos que contribuam com o seu trabalho docente em favor da criança. Afinal, práticas sem intencionalidade, com ideias improvisadas e sem planejamento, precisam ser banidas do cotidiano da Educação Infantil.

Biografia do Autor

Maria Odete Vieira Tenreiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1986), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002) e doutora em Educação: Currículo na linha de pesquisa, Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2011). Professora Associada do Departamento de Educação da UEPG desde 2002. Atuou como Coordenadora Institucional do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2011-2018), foi presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia e da Comissão Permanente das Licenciaturas – COPELIC até 2018, chefe adjunta do DEED (2016-2020), além de membro de diversas comissões na mesma instituição. Fez parte como vice coordenadora do ForPibid/SUL (2017-2018) e vice-presidente do Conselho Municipal de Educação (2015-2017). Possui experiência como coordenadora pedagógica da Educação Básica. Desenvolve pesquisas na área de Formação de Professores, Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Membro do Grupo de Pesquisa GEPEEDI – Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão na Educação Infantil (UEPG-Cnpq).

 

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Publicado
2019-11-11