O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISITANDO E REFLETINDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE ALGUNS PENSADORES QUE NOS AJUDAM A OLHAR E COMPREENDER A CRIANÇA
Abstract
Esse texto busca revisitar alguns pensadores que estão presentes em muitas discussões sobre o trabalho docente na Educação Infantil e continuam atuais até os dias de hoje, são eles: Comenio (1592-1670), Rousseau (1712-1778), Pestalozzi (1782-1852), Froebel (1782-1852), Decroly (1871-1932), Montessori (1870-1952), Freinet (1896-1966), Piaget (1896-1980), Vygotsky (1896-1934) e Malaguzzi (1920 -1994). O estudo revela a importância de os professores conhecerem as proposições dos referidos estudiosos para terem subsídios teóricos e práticos que contribuam com o seu trabalho docente em favor da criança. Afinal, práticas sem intencionalidade, com ideias improvisadas e sem planejamento, precisam ser banidas do cotidiano da Educação Infantil.
References
ALMEIDA, Ordália Alves de. A educação Infantil na História, a história na educação infantil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL- OMEP/BR/MS, 14., 2005. Palestra. Disponibilidade em: http://www.omep.org.br/artigos/palestras/01.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.
ARAUJO, Joaquim M.D.; ARAÚJO, Alberto Filipe. Maria Montessori: infância educação e paz. In: FORMOSINHO, Júlia O.; KISHIMOTO, Tizuko M.; PINAZZA, Mônica A. (Orgs). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
ARCE, Alessandra. Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins de-infância. Revista Brasileira de Educação, n. 20, p. 107-120, 2002.
BARROS, Daniela; PEQUENO, Saulo. Cultura, educação e desenvolvimento humano. In: COSTA, Sinara Almeida da; MELLO, Suely Amaral Mello (Org.). Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professoras e professores.. 1. ed. Curitiba: PR:CRV, 2017.
CESÁRIO, Priscila Menarin Cesário. Quem é a professora de crianças menores de 6 anos para Maria Montessori? ‘São Carlos: UFSCar/Centro de Educação e Ciências Humanas, 2007.
CHAVES, M. W. A Afinidade eletiva entre Anísio Teixeira e John Dewey. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, Anped, n.11, p.86-98, maio/ago. 1999.
COMENIUS. Didática Magna. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
COVELLO, Sérgio Carlos. Comenius: a construção da pedagogia. 3. ed. São Paulo: Comenius, 1999.
DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez, 1994.
DEWEY, John. Experiências e educação. Tradução de Renata Gaspar. Petrópolis: Vozes, 2011.
ELIAS, Norbert, O processo civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
EDWARDS, C.; GANDINI, L., FORMAN G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
FARIA, ANA Lúcia G. Loris Malaguzzi e os direitos das crianças pequenas. In: FORMOSINHO, Júlia O.; KISHIMOTO, Tizuko M.; PINAZZA, Mônica A. (Org.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado e construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FARIA, V.; SALLES, F. Currículo na educação infantil: diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. São Paulo, SP: Scipione, 2007.
FERNANDES, Juliana C.B. Caderno de Prática (1958): os Centros de Interesse. In: SEMINÁRIO TEMÁTICO, 15., 2017. Pelotas. Anais... Pelotas – Rio Grande do Sul, 29 de abril a 01 de maio de 2017.
GASPARIN, J. L. Comênio a emergência da modernidade na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
GILES, T. R. História da Educação. São Paulo: E.P.U., 1987.
HEILAND, Helmut. Friedrich Fröbel (1782-1852). In: FRÖBEL, Friedrich. Tradução e organização: Ivanise Monfredini. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Massangana, 2010.
KULHMANN JR. M. Histórias da educação infantil brasileira. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 5-18, 2000. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a02 Acesso em: 02 jun. 2017.
KULHMANN JR. M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001.
MACIEL, Talita Santana; OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de. As contribuições dos estudos de Vygotsky à educação: notas sobre um pensamento revolucionário. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 11, n. 2, maio/ago. 2018.
MALAGUZZI, Loris. História, idéias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (Org.). As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. p. 59-104.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da Antigüidade aos nossos dias. Tradução: Galeano L. Mônaco. São Paulo: Cortez, 1989.
MONTESSORI, M. Pedagogia Cientifica: a descoberta da criança. São Paulo: Livraria e Editora Flamboyant, 1965.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
PEREIRA, Chaves Meira. Educação e didática de Comenius. Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria, v. 9, n. 2, p. 104-115, 2016. Disponibilidade em: http://refiedu.webs.uvigo.es/Refiedu/Vol9_2/REFIEDU_9_2_4_ex199.pdf. Acesso em: 14 jan. 2019.
PESTALOZZI, Johann Heinrich. Antologia de Pestalozzi. Tradução: Lorenzo Luzuriaga. Buenos Aires: Losada, 1946.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1986.
PINAZZA, Mônica A. John Dewey: inspirações para uma pedagogia da infância. In: FORMOSINHO, Júlia O.; KISHIMOTO, Tizuko M.; PINAZZA, Mônica A. (Orgs). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
REGO, T.C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
RINALDI, Carlina. O currículo emergente e o construtivismo social. In.: EDWARDS, C; GANDINI, L.; FORMANN, G. (Orgs). As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. POA: Artmed. 1999. p. 113-122.
RINALDI, C. Diálogos com Reggio Emília: escutar, investigar e aprender. Tradução: CURY, V. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
RÖHRS, Hermann. Maria Montessori. Tradução: Danilo Di Manno de Almeida, Maria Leila Alves. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Recife: Massangana, 2010. (Coleção Educadores). Disponibilidade em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4679.pdf. Acesso em: 20 jun. 2014.
VALDEMARIN, V.T. História dos Métodos e Materiais de Ensino: a escola nova e seus modos de uso. v.6. São Paulo: Cortez, 2010.
VYGOTISKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
VYGOTSKY, Lev Semenovich (Org). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2010. 11. ed. Tradução: Maria da Pena Villalobos.
ZANATTA, Beatriz Aparecida. O método intuitivo e a percepção sensorial como legado de Pestalozzi para a geografia escolar. Cad. CEDES [online], v.25, n.66, p.165-184, 2005.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).