O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISITANDO E REFLETINDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE ALGUNS PENSADORES QUE NOS AJUDAM A OLHAR E COMPREENDER A CRIANÇA

  • Maria Odete Vieira Tenreiro Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumen

Esse texto busca revisitar alguns pensadores que estão presentes em muitas discussões sobre o trabalho docente na Educação Infantil e continuam atuais até os dias de hoje, são eles: Comenio (1592-1670), Rousseau (1712-1778), Pestalozzi (1782-1852), Froebel (1782-1852), Decroly (1871-1932), Montessori (1870-1952), Freinet (1896-1966), Piaget (1896-1980), Vygotsky (1896-1934) e Malaguzzi (1920 -1994). O estudo revela a importância de os professores conhecerem as proposições dos referidos estudiosos para terem subsídios teóricos e práticos que contribuam com o seu trabalho docente em favor da criança. Afinal, práticas sem intencionalidade, com ideias improvisadas e sem planejamento, precisam ser banidas do cotidiano da Educação Infantil.

Biografía del autor/a

Maria Odete Vieira Tenreiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1986), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002) e doutora em Educação: Currículo na linha de pesquisa, Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2011). Professora Associada do Departamento de Educação da UEPG desde 2002. Atuou como Coordenadora Institucional do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2011-2018), foi presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia e da Comissão Permanente das Licenciaturas – COPELIC até 2018, chefe adjunta do DEED (2016-2020), além de membro de diversas comissões na mesma instituição. Fez parte como vice coordenadora do ForPibid/SUL (2017-2018) e vice-presidente do Conselho Municipal de Educação (2015-2017). Possui experiência como coordenadora pedagógica da Educação Básica. Desenvolve pesquisas na área de Formação de Professores, Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Membro do Grupo de Pesquisa GEPEEDI – Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão na Educação Infantil (UEPG-Cnpq).

 

Citas

ABRAMOWICZ, Anete. Panorama atual da Educação infantil: suas temáticas e políticas. In: ABRAMOWICZ, Anete; HENRIQUES, Afonso Canella (Org.). Educação Infantil: a luta pela infância. Campinas, SP: Papirus, 2018.

ALMEIDA, Ordália Alves de. A educação Infantil na História, a história na educação infantil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL- OMEP/BR/MS, 14., 2005. Palestra. Disponibilidade em: http://www.omep.org.br/artigos/palestras/01.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.

ARAUJO, Joaquim M.D.; ARAÚJO, Alberto Filipe. Maria Montessori: infância educação e paz. In: FORMOSINHO, Júlia O.; KISHIMOTO, Tizuko M.; PINAZZA, Mônica A. (Orgs). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ARCE, Alessandra. Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins de-infância. Revista Brasileira de Educação, n. 20, p. 107-120, 2002.

BARROS, Daniela; PEQUENO, Saulo. Cultura, educação e desenvolvimento humano. In: COSTA, Sinara Almeida da; MELLO, Suely Amaral Mello (Org.). Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professoras e professores.. 1. ed. Curitiba: PR:CRV, 2017.

CESÁRIO, Priscila Menarin Cesário. Quem é a professora de crianças menores de 6 anos para Maria Montessori? ‘São Carlos: UFSCar/Centro de Educação e Ciências Humanas, 2007.

CHAVES, M. W. A Afinidade eletiva entre Anísio Teixeira e John Dewey. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, Anped, n.11, p.86-98, maio/ago. 1999.

COMENIUS. Didática Magna. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

COVELLO, Sérgio Carlos. Comenius: a construção da pedagogia. 3. ed. São Paulo: Comenius, 1999.

DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez, 1994.

DEWEY, John. Experiências e educação. Tradução de Renata Gaspar. Petrópolis: Vozes, 2011.

ELIAS, Norbert, O processo civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

EDWARDS, C.; GANDINI, L., FORMAN G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

FARIA, ANA Lúcia G. Loris Malaguzzi e os direitos das crianças pequenas. In: FORMOSINHO, Júlia O.; KISHIMOTO, Tizuko M.; PINAZZA, Mônica A. (Org.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado e construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FARIA, V.; SALLES, F. Currículo na educação infantil: diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. São Paulo, SP: Scipione, 2007.

FERNANDES, Juliana C.B. Caderno de Prática (1958): os Centros de Interesse. In: SEMINÁRIO TEMÁTICO, 15., 2017. Pelotas. Anais... Pelotas – Rio Grande do Sul, 29 de abril a 01 de maio de 2017.

GASPARIN, J. L. Comênio a emergência da modernidade na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

GILES, T. R. História da Educação. São Paulo: E.P.U., 1987.

HEILAND, Helmut. Friedrich Fröbel (1782-1852). In: FRÖBEL, Friedrich. Tradução e organização: Ivanise Monfredini. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Massangana, 2010.

KULHMANN JR. M. Histórias da educação infantil brasileira. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 5-18, 2000. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a02 Acesso em: 02 jun. 2017.

KULHMANN JR. M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001.

MACIEL, Talita Santana; OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de. As contribuições dos estudos de Vygotsky à educação: notas sobre um pensamento revolucionário. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 11, n. 2, maio/ago. 2018.

MALAGUZZI, Loris. História, idéias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (Org.). As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. p. 59-104.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da Antigüidade aos nossos dias. Tradução: Galeano L. Mônaco. São Paulo: Cortez, 1989.

MONTESSORI, M. Pedagogia Cientifica: a descoberta da criança. São Paulo: Livraria e Editora Flamboyant, 1965.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

PEREIRA, Chaves Meira. Educação e didática de Comenius. Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria, v. 9, n. 2, p. 104-115, 2016. Disponibilidade em: http://refiedu.webs.uvigo.es/Refiedu/Vol9_2/REFIEDU_9_2_4_ex199.pdf. Acesso em: 14 jan. 2019.

PESTALOZZI, Johann Heinrich. Antologia de Pestalozzi. Tradução: Lorenzo Luzuriaga. Buenos Aires: Losada, 1946.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1986.

PINAZZA, Mônica A. John Dewey: inspirações para uma pedagogia da infância. In: FORMOSINHO, Júlia O.; KISHIMOTO, Tizuko M.; PINAZZA, Mônica A. (Orgs). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

REGO, T.C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

RINALDI, Carlina. O currículo emergente e o construtivismo social. In.: EDWARDS, C; GANDINI, L.; FORMANN, G. (Orgs). As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. POA: Artmed. 1999. p. 113-122.

RINALDI, C. Diálogos com Reggio Emília: escutar, investigar e aprender. Tradução: CURY, V. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

RÖHRS, Hermann. Maria Montessori. Tradução: Danilo Di Manno de Almeida, Maria Leila Alves. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Recife: Massangana, 2010. (Coleção Educadores). Disponibilidade em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4679.pdf. Acesso em: 20 jun. 2014.

VALDEMARIN, V.T. História dos Métodos e Materiais de Ensino: a escola nova e seus modos de uso. v.6. São Paulo: Cortez, 2010.

VYGOTISKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

VYGOTSKY, Lev Semenovich (Org). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2010. 11. ed. Tradução: Maria da Pena Villalobos.
ZANATTA, Beatriz Aparecida. O método intuitivo e a percepção sensorial como legado de Pestalozzi para a geografia escolar. Cad. CEDES [online], v.25, n.66, p.165-184, 2005.
Publicado
2019-11-11