PEDAGOGIAS SUSTENTADORAS DAS BRINCADEIRAS DOS BEBÊS EM CONTEXTO DE CRECHE
Resumo
Este artigo apresenta dados derivados de uma pesquisa de mestrado e discute as pedagogias e conhecimentos pedagógicos acerca da brincadeira dos bebês que circulam nos espaços formativos da creche, relacionando-os às revelações das práticas cotidianas nos berçários. Como base argumentativa e interpretativa dos dados consideramos o conceito do brincar livre preconizado pela Abordagem Pikler, do brincar heurístico anunciado por Goldschmied e Jackson, em diálogo com contribuições brasileiras advindas de trabalhos de Kishimoto e Rossetti-Ferreira relativas ao brincar dos bebês e à formação dos professores na creche. Tal base teórico-argumentativa considera as cinco características de uma pedagogia de qualidade na creche anunciadas por Araújo (2014). A suposição básica orientadora da pesquisa é a definição do brincar como uma ação primordial dos bebês, que pode ser qualificada no âmbito das interações com adultos sensíveis defensores da brincadeira como um dos eixos do currículo para a educação infantil.
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