PEDAGOGIAS SUSTENTADORAS DAS BRINCADEIRAS DOS BEBÊS EM CONTEXTO DE CRECHE

  • Alessandra Giriboni de Oliveira Rede Municipal de São Bernardo do Campo/SP.
  • Mônica Appezzato Pinazza Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Bebês. Brincadeira. Creche. Formação de professores. Pedagogias participativas.

Resumo

Este artigo apresenta dados derivados de uma pesquisa de mestrado e discute as pedagogias e conhecimentos pedagógicos acerca da brincadeira dos bebês que circulam nos espaços formativos da creche, relacionando-os às revelações das práticas cotidianas nos berçários. Como base argumentativa e interpretativa dos dados consideramos o conceito do brincar livre preconizado pela Abordagem Pikler, do brincar heurístico anunciado por Goldschmied e Jackson, em diálogo com contribuições brasileiras advindas de trabalhos de Kishimoto e Rossetti-Ferreira relativas ao brincar dos bebês e à formação dos professores na creche. Tal base teórico-argumentativa considera as cinco características de uma pedagogia de qualidade na creche anunciadas por Araújo (2014). A suposição básica orientadora da pesquisa é a definição do brincar como uma ação primordial dos bebês, que pode ser qualificada no âmbito das interações com adultos sensíveis defensores da brincadeira como um dos eixos do currículo para a educação infantil.

Biografia do Autor

Alessandra Giriboni de Oliveira, Rede Municipal de São Bernardo do Campo/SP.

Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de São Bernardo do Campo. Membro do grupo de pesquisa Contextos Integrados da Educação Infantil (CIEI).

Mônica Appezzato Pinazza, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Professora Associada Livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e coordenadora do Grupo de Pesquisa “Contextos Integrados de Educação Infantil” (CIEI).

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Publicado
2019-11-11