UMA ACEPÇÃO DO CONCEITO DE POBREZA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS E PROGRAMAS SOCIAIS GOVERNAMENTAIS DO BRASIL

  • Raphiza Alves Mota Instituição Educacional Messias Santos
  • Rogério dos Santos Carneiro Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Regina Mota Brilhante Assistente Administrativo do TRT-Araguaína
Palavras-chave: Pobreza. Desigualdades Sociais. Desenvolvimento. Políticas Públicas.

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de pesquisa que busca compreender como o conceito de pobreza influência direta ou indiretamente as ações promovidas pelo governo, pautadas em políticas públicas ou programas sociais de erradicação da pobreza. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental buscamos entender as diferenças conceituais de pobreza e a qualidade de vida dos indivíduos através dos benefícios gerados pelas políticas públicas do governo federal. Ressaltando-se a compreensão de que os programas de combate à pobreza alcançaram resultados a partir da articulação de diversas políticas sociais como educação, saúde e moradia, contribuindo assim para a redução da exclusão social no Brasil.

Biografia do Autor

Raphiza Alves Mota, Instituição Educacional Messias Santos

Pós-Graduação em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFT) e Licenciada em Pedagogia (FIESC). Professora da Instituição Educacional Messias Santos.

Rogério dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Mestre em Educação Matemática, pela Universidade Severino Sombra (USS); Graduado em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil). Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins - UFT, curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus de Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática; Matemática; Educação; Física.

Regina Mota Brilhante, Assistente Administrativo do TRT-Araguaína

Possui graduação em Bacharelado em Direito, pela Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas (FIESC); Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); e Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi professora de Língua Inglesa no Centro Educacional de Colinas e na Unidade FISK de Colinas do Tocantins, onde atuou de 2009 a 2015. Iniciou no serviço público a partir de dezembro de 2014, na função de Assistente Administrativo da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins. Atualmente é Advogada, licenciada, e Assistente Jurídico no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região - 1ª Vara de Araguaína/TO. Tem experiência na área de Direito (Trabalho; Constitucional; Administrativo; Previdenciário e Civil) e no Ensino da Língua Inglesa.

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Publicado
2019-12-20