UMA ACEPÇÃO DO CONCEITO DE POBREZA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS E PROGRAMAS SOCIAIS GOVERNAMENTAIS DO BRASIL

  • Raphiza Alves Mota Instituição Educacional Messias Santos
  • Rogério dos Santos Carneiro Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Regina Mota Brilhante Assistente Administrativo do TRT-Araguaína

Abstract

This article presents research results that seek to understand how the concept of poverty directly or indirectly influences the actions promoted by the government, based on public policies or social programs to eradicate poverty. Through bibliographic and documentary research we seek to understand the conceptual differences of poverty and the quality of life of the individuals through the benefits generated by the public policies of the federal government. Emphasizing the understanding that poverty reduction programs have achieved results through the articulation of several social policies such as education, health and housing, thus contributing to the reduction of social exclusion in Brazil.

Author Biographies

Raphiza Alves Mota, Instituição Educacional Messias Santos

Pós-Graduação em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFT) e Licenciada em Pedagogia (FIESC). Professora da Instituição Educacional Messias Santos.

Rogério dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Mestre em Educação Matemática, pela Universidade Severino Sombra (USS); Graduado em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil). Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins - UFT, curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus de Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática; Matemática; Educação; Física.

Regina Mota Brilhante, Assistente Administrativo do TRT-Araguaína

Possui graduação em Bacharelado em Direito, pela Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas (FIESC); Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); e Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi professora de Língua Inglesa no Centro Educacional de Colinas e na Unidade FISK de Colinas do Tocantins, onde atuou de 2009 a 2015. Iniciou no serviço público a partir de dezembro de 2014, na função de Assistente Administrativo da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins. Atualmente é Advogada, licenciada, e Assistente Jurídico no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região - 1ª Vara de Araguaína/TO. Tem experiência na área de Direito (Trabalho; Constitucional; Administrativo; Previdenciário e Civil) e no Ensino da Língua Inglesa.

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Published
2019-12-20