A GESTÃO DA EDUCAÇÃO E SEU PAPEL NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente trabalho fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica, parte constituinte de uma pesquisa de mestrado realizada no ano de 2016, que teve por objetivo investigar a atuação e as concepções da Gestão na Educação Infantil em pré-escolas públicas de São Luís, Maranhão. Tendo em vista os avanços legais na educação da primeira infância, este trabalho parte do pressuposto que a gestão da educação desempenha um papel de suma importância para a efetivação dos direitos das crianças no âmbito de cada escola. Dessa forma, aborda as dimensões da Gestão da Educação Básica, por conseguinte da Educação Infantil, e suas atribuições de realizar a organização, a coordenação, a liderança, o planejamento, o monitoramento e a avaliação necessários à efetividade das ações educacionais a fim de promover a formação integral da criança de 0 a 5 anos. Explicita saberes indispensáveis ao desenvolvimento das competências necessárias ao exercício de uma gestão escolar sob a perspectiva da criança como sujeito de direitos e, em especial, o direito à educação de qualidade.Referências
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