A GESTÃO DA EDUCAÇÃO E SEU PAPEL NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Gestão Escolar. Educação Infantil. Gestão Democrática. Planejamento. Legislação Educacional Brasileira.

Resumo

O presente trabalho fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica, parte constituinte de uma pesquisa de mestrado realizada no ano de 2016, que teve por objetivo investigar a atuação e as concepções da Gestão na Educação Infantil em pré-escolas públicas de São Luís, Maranhão. Tendo em vista os avanços legais na educação da primeira infância, este trabalho parte do pressuposto que a gestão da educação desempenha um papel de suma importância para a efetivação dos direitos das crianças no âmbito de cada escola. Dessa forma, aborda as dimensões da Gestão da Educação Básica, por conseguinte da Educação Infantil, e suas atribuições de realizar a organização, a coordenação, a liderança, o planejamento, o monitoramento e a avaliação necessários à efetividade das ações educacionais a fim de promover a formação integral da criança de 0 a 5 anos.  Explicita saberes indispensáveis ao desenvolvimento das competências necessárias ao exercício de uma gestão escolar sob a perspectiva da criança como sujeito de direitos e, em especial, o direito à educação de qualidade.

Biografia do Autor

Mary Luiza Silva Carvalho Vila Nova, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Gestão. Suporte Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de São Luís. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infância & Docência-GEPEID.

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pós-doutor em Educação. Docente do Departamento de educação II e Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica do (PPGEB) da Universidade Federal do Maranhão. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infância & Docência-GEPEID.

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Publicado
2021-05-04