REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE CONCEITOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO NAS PRODUÇÕES PUBLICADAS NOS PERIÓDICOS DA CAPES NO PERÍODO DE 2010 A 2018

Palavras-chave: Educação Infantil. Formação Docente. Profissionalização.

Resumo

Este estudo procurou investigar a utilização do conceito de profissionalização no âmbito da produção científica sobre a Educação Infantil. O objetivo foi compreender as especificidades, as competências e os saberes necessários para o efetivo trabalho da ação educativa neste campo de atuação. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, referenciada na revisão sistemática das produções científicas que trazem a ideia de profissionalismo relacionada à docência na Educação Infantil, partindo da análise dos títulos, resumos e palavras chaves na base de dados das CAPES, publicados no período de 2010 a 2018. Os resultados apontam a necessidade de incrementação da formação inicial e continuada dos docentes atuantes na educação infantil como fator de consolidação da identidade, do desenvolvimento e da profissionalização nesta etapa educacional.

Biografia do Autor

Luiz Anselmo Menezes Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor Associado do Departamento de Educação Física da UFS-Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Coordenador do grupo de pesquisa Formação e Atuação Docente - INTERAÇÃO. 

Julianna Britto Oliveira Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Coordenação Pedagógica e Docência em Educação Infantil pela Universidade Federal de Sergipe. Professora da educação básica de Aracaju SE. Membro do grupo de pesquisa Formação e Atuação Docente - INTERAÇÃO. 

Viviane Novaes de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Educação, PPGED/UFS. Pós-graduanda em Psicopedagogia e Educação Especial, pela faculdade Dom Alberto (2019), Licenciada em pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (2018), membro do grupo de pesquisa Formação e Atuação Docente - INTERAÇÃO. 

Referências

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Publicado
2021-04-14