REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE CONCEITOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO NAS PRODUÇÕES PUBLICADAS NOS PERIÓDICOS DA CAPES NO PERÍODO DE 2010 A 2018
Resumen
Este estudo procurou investigar a utilização do conceito de profissionalização no âmbito da produção científica sobre a Educação Infantil. O objetivo foi compreender as especificidades, as competências e os saberes necessários para o efetivo trabalho da ação educativa neste campo de atuação. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, referenciada na revisão sistemática das produções científicas que trazem a ideia de profissionalismo relacionada à docência na Educação Infantil, partindo da análise dos títulos, resumos e palavras chaves na base de dados das CAPES, publicados no período de 2010 a 2018. Os resultados apontam a necessidade de incrementação da formação inicial e continuada dos docentes atuantes na educação infantil como fator de consolidação da identidade, do desenvolvimento e da profissionalização nesta etapa educacional.
Citas
BARROS, Bruna Cury de. Ser professora iniciante na educação infantil: aprendizagens e desenvolvimento profissional em contexto de enfrentamentos e superações de dilemas. 2015. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015.
BOTELHO, L., CUNHA, C., & MACEDO, M. (2011). O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão E Sociedade, 5(11), 121-136. https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220
CARDOSO, Luciana Cristina. REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional na Educação Infantil – aproximações no contexto escolar. Educação (Porto Alegre), v. 39, n. 2, p. 220-230, maio-ago. 2016.
GAUTHIER, C . Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed Unijuí,1998.
GUIMARAES, Daniela Oliveira; ARENHART, Deise; SANTOS, Núbia Oliveira. Educação infantil pós LDB/96: identidade docente e formação de professores. Revista Contemporânea de Educação, [S.l.], v. 12, n. 24, p. 362 - 379, ago. 2017
KRAMER, S.(Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005.
MARCELO, CARLOS Garcia. Formação de professores para uma mudança educativa. Portugal: Porto, 1999.
MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro. AZEVEDO, Tânia Cristina Arantes Macedo de. Visões de autonomia do professor e sua influência na prática pedagógica. Rev. Ensaio | Belo Horizonte | v.12 | n.03 | p.117-130 | set-dez | 2010
NÒVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PALMA, Rute Cristina Domingos da. MARTINEZ, Michelle Cristine Pinto Tyszka. Sentidos de uma professora de educação infantil atribuídos às atividades matemáticas a partir de um curso de especialização em docência na educação infantil. Revista Eventos Pedagógicos.v.6, n.2 (15. ed.), número regular, p. 401-415, jun./jul. 2015.
PERRENOUD, P (Org.). A profissionalização dos formadores de professores. Trad. Fátima Murad. Porto alegre. Artmed, 2003.
______________. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Trad. Claudia Schilling. Porto alegre: Artmed, 2002.
RAMOS DE OLIVEIRA, Daniele; GUIMARÃES, Célia Maria. Desafios à constituição do profissional de educação infantil - Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 1 - 11, jun. 2013.
RECCO, Kethylin Viotto. O trabalho docente na educação infantil: os desafios na relação entre professor de educação física e professor de educação infantil. 2014. 91 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014. Disponível em:
ROMANOWSHI,J.P. Formação e profissionalização docente. 3ª Ed. Curitiba: Ibpex, 2007.
SHON.D.A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e a formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2005.
VIEIRA, Lívia Fraga. OLIVEIRA, Tiago Grama. As condições do trabalho docente na educação infantil no Brasil: alguns resultados de pesquisa (2002-2012). Revista Educação em Questão, Natal, v. 46, n. 32, p. 131-154 maio/ago. 2013
VIEIRA, Lívia Fraga. SOUZA, Gizele de. Trabalho e emprego na educação infantil no Brasil: segmentações e desigualdades. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. especial 1, p. 119-139, 2010.
VOSGERAU, Dilmeire & ROMANOWSKI, Joana. (2014). Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional. 14. 165. 10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).