REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE CONCEITOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO NAS PRODUÇÕES PUBLICADAS NOS PERIÓDICOS DA CAPES NO PERÍODO DE 2010 A 2018

Resumen

Este estudo procurou investigar a utilização do conceito de profissionalização no âmbito da produção científica sobre a Educação Infantil. O objetivo foi compreender as especificidades, as competências e os saberes necessários para o efetivo trabalho da ação educativa neste campo de atuação. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, referenciada na revisão sistemática das produções científicas que trazem a ideia de profissionalismo relacionada à docência na Educação Infantil, partindo da análise dos títulos, resumos e palavras chaves na base de dados das CAPES, publicados no período de 2010 a 2018. Os resultados apontam a necessidade de incrementação da formação inicial e continuada dos docentes atuantes na educação infantil como fator de consolidação da identidade, do desenvolvimento e da profissionalização nesta etapa educacional.

Biografía del autor/a

Luiz Anselmo Menezes Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor Associado do Departamento de Educação Física da UFS-Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Coordenador do grupo de pesquisa Formação e Atuação Docente - INTERAÇÃO. 

Julianna Britto Oliveira Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Coordenação Pedagógica e Docência em Educação Infantil pela Universidade Federal de Sergipe. Professora da educação básica de Aracaju SE. Membro do grupo de pesquisa Formação e Atuação Docente - INTERAÇÃO. 

Viviane Novaes de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Educação, PPGED/UFS. Pós-graduanda em Psicopedagogia e Educação Especial, pela faculdade Dom Alberto (2019), Licenciada em pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (2018), membro do grupo de pesquisa Formação e Atuação Docente - INTERAÇÃO. 

Citas

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Publicado
2021-04-14